Título: Tarso: Satiagraha é um dos focos de investigação
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 03/09/2008, O País, p. 3

BRASÍLIA. A Polícia Federal vai investigar se o grampo no telefone do ministro Gilmar Mendes saiu da Operação Satiagraha, comandada pelo delegado Protógenes Queiroz, e teve a participação de agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A linha de investigação foi admitida ontem pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, ressaltando que essa hipótese só existe pelo fato de a Satiagraha ter tido a participação de integrantes da Abin:

- É uma linha de investigação que não está excluída e por uma razão simples: o inquérito da Satiagraha durou quatro anos e alguns meses, e foi feito exclusivamente por um corpo de policiais, comandando por um policial, que teve o apoio da Abin. Isso não quer dizer que essa relação tenha originado qualquer ato ilegal.

Ele descartou que a PF tenha se envolvido no caso. Segundo Tarso, qualquer policial federal envolvido será considerado um traidor:

- Nenhuma informação aponta para a PF. Se alguém da PF participou, deveria ser punido e expulso.

À Abin, Tarso mandou um recado ainda mais duro: a agência - que costuma usar o manto do sigilo para não divulgar ações e gastos - não terá como sonegar informações à PF, que comandará o inquérito sobre o grampo:

- A PF tem condições de fazer essa investigação. Não sei se a investigação vai apontar um culpado, mas vai chegar à conclusão, no mínimo, se foi lá de dentro (da Abin) ou não.

Para o ministro, a investigação levará de 60 a 90 dias. A partir de agora, haverá normas rígidas sobre a parceria entre PF e Abin: agentes só poderão ser cedidos entre os órgãos com base em ordem escrita.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 03/09/2008 03:17