Título: Panorama Político
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 05/09/2008, Colunas, p. 2

Mudança radical

O deputado Michel Temer (PMDB-SP) está propondo uma reforma na Câmara ao se candidatar à sua presidência. Quer que a Casa "deixe de fazer novas leis" e se dedique a regulamentar a Constituição e a sistematizar a legislação já existente, além de transformar o plenário em um centro de debates. "Não quero ser presidente da Câmara pela terceira vez para ser um burocrata", diz.

Contracorrente

A deputada Rita Camata (PMDB-ES) chama de "constrangedora" a lista de apoio à candidatura de Temer. Afirma que os deputados se sentem obrigados a assinar. "O Dr. Ulysses (Guimarães) deve estar tremendo", diz ela, que lançou seu nome.

Baixar o centralismo

Por causa das declarações desencontradas do general Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional) e do ministro Nelson Jobim (Defesa) sobre grampos, ambos foram chamados, ontem à tarde, ao gabinete do ministro Franklin Martins (Comunicação de Governo). A reunião foi organizada para arredondar o discurso do Executivo sobre o assunto. Consta que o GSI tem um laudo, do Exército, afirmando que os aparelhos adquiridos para a Abin não fazem escuta telefônica.

O Brasil precisa de uma revisão constitucional para fazer uma lipoaspiração na Constituição" - Nelson Jobim, ministro da Defesa

SÓ ALEGRIA. Os governadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Eduardo Campos (PSB-PE) eram só alegria na posse do ministro Cesar Asfor Rocha na presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Eles estão prestes a eleger dois postes para as prefeituras de Belo Horizonte e Recife. Já o governador José Serra (PSDB-SP) estava com um semblante fechado. Deve estar preocupadíssimo com o desempenho de Geraldo Alckmin.

Constatações do Ibope

As recentes pesquisas realizadas pelo Ibope demonstram mais uma vez que a população não vota em partidos. O candidato (seu passado, currículo e simpatia) é a referência para 54% em São Paulo, 53% no Rio e 50% em Belo Horizonte. Revela ainda que parcela considerável dos eleitores decide seu voto na última hora. Informaram que fazem sua opção na véspera ou no dia da eleição 21% em São Paulo, 25% no Rio e 24% em Belo Horizonte. Por fim, os paulistanos têm uma avaliação positiva do presidente Lula. Ele tem 51% de ótimo/bom, enquanto o governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab têm 41%.

Namoro ou amizade?

O deputado Ciro Gomes (PSB-ES), pré-candidato à Presidência da República, lança um balão de ensaio por dia. Ora diz que Aécio Neves (PSDB) é imbatível, ora admite ser vice de Dilma Rousseff (PT). Como considera improvável que o tucano seja candidato, está de olho nos votos de Minas. E, como acha que vai estar mais forte do que Dilma para as eleições de 2010, é simpático agora, na esperança de virar o candidato de Lula depois.

QUANDO era procurador-geral da República, Claudio Fonteles comprou um Guardião (que faz escuta telefônica) para o Ministério Público usar. Seu sucessor, Antonio Fernando de Souza, doou o aparelho para a Polícia Federal.

DEPOIS de discursar ontem, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) deixou Álvaro Dias (PSDB-PR) na mão. Estavam só os dois no plenário e Renan não quis se sentar na cadeira de presidente do Senado.

O PRESIDENTE Lula saiu da agenda, ontem em Recife, para visitar o deputado Carlos Wilson (PT-PE).

Na oposição

Candidato a presidente da Câmara, Osmar Serraglio (PMDB-PR) enviou carta à bancada também criticando a lista de Temer. O texto reproduz frase de Tancredo Neves: "Esperteza, quando é demais, pode engolir o dono".