Título: Empate técnico entre Kassab e Alckmin em SP
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 07/09/2008, O País, p. 10

Datafolha: Marta mantém liderança, com 40%; prefeito passa de 16% para 18% e tucano cai de 24% para 22%

SÃO PAULO. A um mês da eleição paulistana, pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pela "Folha de S.Paulo" reforçou a liderança de Marta Suplicy (PT) na disputa e, pela primeira vez, retrata um embolado segundo lugar entre Gilberto Kassab (DEM) e Geraldo Alckmin (PSDB). A petista aparece com 40% das intenções de voto, enquanto Alckmin soma 22% e Kassab, 18%. Com a margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estão empatados tecnicamente. No final de julho, Alckmin chegou a ter 21 pontos a mais que Kassab.

Paulo Maluf (PP) está com 8% das intenções de voto, seguido pela candidata do PPS, Sônia Francine, a Soninha, que manteve os 3% da última enquete. Votos em branco e nulos somam 5%. Outros 4% dos eleitores não sabem em quem irão votar.

A campanha de Kassab comemora a diminuição do seu índice de rejeição, que caiu de 26% para 24%. Marta é rejeitada por 32%, enquanto 17% dizem que não votam em Alckmin. O líder de rejeição é Maluf: 57%.

- É um dia muito feliz para a nossa campanha, mas o mais importante é apresentar propostas para mais quatro anos de governo. Divido essa alegria com minha equipe e com o governador José Serra, que no início da gestão foi o nosso prefeito e hoje, como governador, nos ajuda muito - disse Kassab.

Na comparação com a última pesquisa, realizada na semana passada, Kassab subiu dois pontos. Já Alckmin caiu de 24% para os atuais 22%. Marta e Maluf subiram um ponto. Os candidatos Ciro Moura (PTC), Edmilson Costa (PCB), Ivan Valente (PSOL), Levi Fidelix (PRTB) e Renato Reichman (PMN) não atingiram 1% dos votos. Anaí Caproni (PCO) não foi citada.

Num eventual segundo turno, Marta e Alckmin aparecem empatados, com 47%. Na simulação entre Marta e Kassab, a petista está na frente: 50% a 43%. Se a disputa acontecer entre Alckmin e Kassab, o tucano leva vantagem: 52% a 34%. Para Alckmin, a pesquisa Datafolha aponta para sua vitória no segundo turno, embora haja empate entre ele e a petista.

- Hoje, o único candidato que vence a Marta no segundo turno sou eu - disse ele, procurando desqualificar a curva ascendente de Kassab. - Aumento de dois pontos percentuais está na margem de erro.

Marta Suplicy disse ter ficado contente porque sua candidatura está consolidada:

- Fiquei satisfeita com o resultado porque mostra que estamos consolidados nos 40 (pontos). O que temos que fazer agora é apresentar propostas.

O Datafolha ouviu 1.091 eleitores entre os dias 4 e 5 de setembro e a pesquisa foi registrada no TRE de São Paulo sob o número 02200108.