Título: Bate-boca de Jobim e Félix já incomoda Lula
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 05/09/2008, O País, p. 12

BRASÍLIA. Em conversas com políticos durante a viagem que fez ontem a Petrolina (PE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou de sua contrariedade com o debate público entre o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix, sobre a polêmica aquisição, pela Abin, de equipamentos supostamente capazes de fazer escutas. Disse que esse debate é negativo para o governo, porque explicita um racha num momento delicado. Lula comentou que é preciso pôr fim ao debate público.

No Planalto, a atuação de Jobim no episódio começou a ser questionada. Admite-se que ele acertou ao pressionar por uma solução imediata diante da denúncia de que o ministro Gilmar Mendes foi grampeado. Lula reconheceu isso no primeiro momento, mas agora sua avaliação é de que Jobim está esticando a corda e deveria assumir postura mais discreta.

Políticos que estiveram com Lula ontem relataram que causou preocupação o fato de Jobim ter reafirmado que a Abin possui aparelhos capazes de fazer escutas telefônicas. O governo gostaria que ele não estivesse no noticiário, para deixar a poeira baixar. Um integrante da comitiva presidencial classificou Jobim de midiático e disse que, ao levar esse debate para os jornais, ele só aumentou o tamanho da crise.