Título: Ponto a ponto
Autor: Foreque, Flávia
Fonte: Correio Braziliense, 25/05/2009, Política, p. 5

PMDB, Lula e FHC É mais ou menos no mesmo sentido. Fernando Henrique ofereceu tudo o que era possível para manter a aliança com o PMDB. Entre várias coisas, estava a Presidência do Senado. Hoje, é a mesma coisa que está acontecendo. O PT está querendo namorar o PMDB de todos os jeitos e permitiu a escolha de um peemedebista para a Presidência do Senado.

Plano de governo do partido O PMDB tem várias propostas e equipes estudando, no sentido de projetos especiais para serem aplicados caso tenha candidatura à Presidência da República. (O plano do partido) não é uma coisa excepcional, assim como o do PT não é excepcional e do PSDB também não. Mas que temos propostas, não há dúvidas. Todo mundo tem alguma coisa mais ou menos semelhante, mais ou menos o mesmo.

Apoio do PMDB Está todo mundo dividido. É o problema de quem dá mais. Mas, além de quem dá mais, existe também a perspectiva (de vitória). Quem tem mais chances de vitória, o PSDB ou o PT? Em tese, se diria que a grande chance de vitória hoje, se for num nome de candidato, é o Serra. Mas se for em nome de prestígio é o Lula. O Serra tem 45% de perspectiva de vitória, e o Lula tem 80% de credibilidade popular. O PMDB está naquela de saber ¿pra onde é que nós vamos¿. O Lula consegue transferir voto para o candidato do PT ou o Serra consegue manter o percentual que ele tem para a Presidência da República?

Terceiro mandato O que está ocasionando isso (a discussão de um terceiro mandato) é a doença da Dilma (Rousseff). Dentro do PT se fala muito em renovar a perspectiva de terceiro mandato, mas acho difícil. Seria uma crise institucional muito forte voltar a falar nisso. Honestamente, não acredito.