Título: Reitor da UFRJ faz campanha por voto útil para Jandira
Autor: Duran, Sergio
Fonte: O Globo, 10/09/2008, O País, p. 3

Candidata também tenta convencer eleitores

Cássio Bruno

Na corrida pelo voto útil de simpatizantes dos partidos de esquerda, como PT, PDT e PSOL, a candidata do PCdoB à prefeitura, Jandira Feghali (PCdoB), terá o reforço do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira. Ele promove hoje à tarde, em Botafogo, um encontro de adesão à candidatura da ex-deputada, que fez ontem corpo-a-corpo na Universidade Estadual do Rio (Uerj).

- É atitude minha, como cidadão. Vamos discutir a fragmentação da esquerda e encontrar um caminho para avançar. O movimento não é contra nenhum candidato (de esquerda) - disse Teixeira.

Segundo o reitor da UFRJ, o evento terá a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), além de artistas, intelectuais, professores e estudantes.

- Não será uma discussão partidária. Será um encontro de pessoas de esquerda que pensam o Rio - disse ele.

Jandira está em terceiro lugar na pesquisa Datafolha, divulgada no último fim de semana. Ela perdeu três pontos percentuais e tem 12% das intenções de voto. Ela comemorou o apoio do reitor:

- É uma compreensão de que precisamos nos unir pela sociedade. Ninguém está indo nos partidos fazer isso (pedir voto útil). Ninguém está provocando a dissidência de ninguém. Mas o reitor, consciente que é, achou fundamental que vá para o segundo turno uma candidata que ele considera viável e com quem se identifique.

A estratégia em busca do voto útil foi oficializada em 28 de agosto com a inauguração do Comitê Sindical da campanha, no Sindicato dos Bancários - responsável por tentar convencer sindicalistas e militantes de outras coligações a aderir à sua candidatura. Nas ruas, Jandira não esconde o interesse pelo voto útil - que ela chama de "voto avançado progressista".

Ontem, Jandira pediu voto útil à jornalista Neuza Ramalho, de 50 anos, até então indecisa entre a sua candidatura e a do adversário Fernando Gabeira (PV).

- Embora o trabalho dele (Gabeira) seja correto, Jandira me parece ter mais chances de ir ao segundo turno. Voto útil para ela seria fundamental. Ela pediu - revelou Neuza.

Jandira criticou a adversária Solange Amaral (DEM), que defendeu a municipalização da Uerj:

- Não faz sentido. A universidade é do estado, tem vários campus espalhados. A responsabilidade da prefeitura, primeiro, é resolver problemas como a deficiência de creche e o ensino fundamental.