Título: Propaganda e patrocínio agora estão separados
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 10/09/2008, O País, p. 14

BRASÍLIA. O governo publicou no Diário Oficial decreto que torna facultativa - e não mais obrigatória - a participação da Secretaria de Comunicação Social (Secom) na escolha das agências que trabalharão para órgãos oficiais. O decreto fixa regras para separar publicidade de patrocínio e evitar confusão entre as atividades - que são separadas na comunicação de governo. Foi criado o Comitê de Patrocínios para analisar os pedidos.

Segundo o secretário de Normas da Secom, José Vicentine, o Tribunal de Contas da União (TCU) já tinha recomendado esse tipo de separação para evitar problemas como a contratação de patrocínio por meio de agência de publicidade.

Outra novidade é que os órgãos poderão contratar serviços de publicidade sem ter que contratar primeiro uma agência. Isso ajudará universidades, por exemplo, que queiram contratar gráficas para serviços menores, por meio de licitação.