Título: Idec quer infopmações clara sobre a qual operadora pertence o número
Autor: Sampaio, Nadja; Casemiro, Luciana
Fonte: O Globo, 10/09/2008, Economia, p. 30

Empresas vão implementar toques sonoros para facilitar identificação

É fácil saber de que operadora é o número de celular para o qual se está ligando? Foi o que o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) foi verificar, no terceiro dia em que a portabilidade de número de celulares entrou em vigor. É que nesses novos tempos, em que não será mais possível identificar a operadora pelo prefixo, essa é uma informação relevante para o consumidor, já que muitas empresas oferecem planos com descontos ou gratuidade em ligações entre clientes.

Daniela Trettel, advogada do Idec, explica que a informação é um direito básico do consumidor, mas, além disso, a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), em sua regulamentação de serviço móvel, também determina que as empresas dêem essa informação:

¿ A informação tem que estar clara e precisa. E tem que estar no site e disponível no setor de atendimento ao cliente. Ao fazermos o teste, verificamos que nos sites da Claro e da Oi a informação está escondida. Na Vivo e na TIM, a informação pode ser melhorada.

A Vivo destacou que a informação está no banner principal do site da empresa e pode ser acessada diretamente no endereço www.vivo.com.br/portabilidade.

Informação também pode ser encontrada nos SACs

A Claro informa que oferece a consulta via call center e por meio do seu site (www.claro.com.br). Pela web, basta selecionar um estado que já conte com a portabilidade e passar o mouse sobre o link ¿Serviços¿ que surgirá uma lista de opções, entre elas, ¿Quer saber se é um cliente Claro?¿. A operadora explica ainda que criou formas de identificação de seus usuários, como o Toque Claro, que confirma que está falando com cliente da mesma empresa, e a consulta gratuita via torpedo para o número 150.

A TIM declara que vem implementando gradativamente o Toque TIM, que identifica os números da operadora em ligações locais ou de longa distância (usando o código 41). A empresa também oferece consulta pelo site (www.tim.com.br) e pelo centro de relacionamento com o cliente (*144 ou 0800 741 4141). A operadora diz ainda que vai olhar com atenção as observações feitas pelo Idec.

A Oi informa que há um link para portabilidade na página principal de seu site (www.oi.com.br). As informações também estão disponíveis pelos números 103 31, ligando de fixo e móvel, ou *144, somente de um móvel. A empresa acrescenta que, em breve, implementará um serviço para a identificação da chamada.