Título: À PF, Gilmar detalha suspeita de grampo
Autor: Brígido, Carolina; Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 09/09/2008, O País, p. 15

BRASÍLIA. Em depoimento prestado ontem a dois delegados da Polícia Federal, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse desconfiar que é alvo de escutas desde 2007, durante a Operação Navalha, que investigou fraudes em licitações públicas. O ministro disse que teve um diálogo ao telefone com o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, e que, horas depois, uma jornalista lhe telefonou dando detalhes do diálogo.

Gilmar foi ouvido à noite pelos delegados Rômulo Berredo e William Morad, em seu gabinete. Ele confirmou ser verdadeiro o diálogo transcrito pela revista "Veja", parte de uma conversa dele com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Passou aos delegados os números de telefone que usa normalmente e o que estava usando no momento do grampo.

Suspeito confirma que participou da Satiagraha

O agente aposentado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Francisco Ambrósio do Nascimento, suspeito de grampear o telefone de Gilmar, confirmou, em depoimento à Polícia Federal, que participou da Operação Satiagraha, investigação sobre o banqueiro Daniel Dantas. Ex-agente do Serviço Nacional de Informações (SNI) e aposentado há dez anos, Ambrósio admitiu que era da equipe destacada pelo delegado Protógenes Queiroz para analisar escutas telefônicas e e-mails do grupo de Dantas.

A equipe também tinha a tarefa de analisar o HD do Banco Opportunity, apreendido na Operação Chacal, em 2004. Ambrósio depôs sábado, dia em que a revista "IstoÉ" publicou reportagem em que o agente aparece como chefe de um serviço de escutas de telefones de autoridades, incluindo Gilmar. Ambrósio só confirmou parte das informações da revista.

Um policial federal que trabalhou com Ambrósio confirmou ao GLOBO que o agente analisou escutas e e-mails da Satiagraha. A informação desmente a versão oficial da Abin, de que os agentes foram cedidos só para fazer levantamento de endereços.