Título: Protógenes acusado de falso testemunho
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 11/09/2008, O País, p. 14

Delegado negara uso de agentes da Abin em operação da PF, ontem confirmada

Lino Rodrigues

SÃO PAULO. Os advogados de Hugo Chicaroni, preso na Operação Satiagraha por suposta tentativa de suborno de um delegado da PF, vão pedir a instauração de investigação contra o delegado Protógenes Queiroz por crime de falso testemunho. Segundo a advogada Maria Fernanda Carbonelli Muniz, em depoimento na 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Protógenes afirmou que não houve participação de agentes da Abin na investigação da tentativa de suborno.

A afirmação, segunda ela, contradiz o depoimento dado à CPI dos Grampos por Paulo Lacerda, afastado do comando da Abin. Segundo ele, funcionários da Abin atuaram desde fevereiro nas investigações da Operação Satiagraha, a pedido de Protógenes.

- Ou seja, a princípio, há uma contradição obscura nesse sentido. Se comprovado que Protógenes falseou ou omitiu a verdade, vamos fazer um pedido de instauração de suposta prática de crime de falso testemunho - afirmou a advogada.

O pedido será dirigido ao juiz federal Fausto de Sanctis, da 6ª Vara, e também ao Ministério Público Federal. De Sanctis é o titular da ação penal, mas é o procurador federal Rodrigo de Grandi que irá constatar ou não a prática do crime. Os advogados de Chicaroni já pediram as transcrições do depoimento de Lacerda, para analisar e juntar ao processo.

- A cada depoimento, eles falam uma coisa - afirmou a advogado de Hugo Chicaroni.

Chicaroni, Humberto Braz e o banqueiro Daniel Dantas são réus no processo por tentativa de suborno. Segundo a PF, eles queriam que as investigações não chegassem a Dantas.