Título: Juridicamente, tudo pode acontecer
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 11/09/2008, O País, p. 14

Procurador: tecnicamente, inquérito da Satiagraha não pode ser anulado

SÃO PAULO. O procurador da República Rodrigo De Grandis, responsável pelo inquérito e pelos processos da Operação Satiagraha, disse ontem que, tecnicamente, não há possibilidade de o inquérito ser anulado, porque as provas foram todas obtidas legalmente, com autorizações judiciais. Mas, segundo avaliou, "tudo pode acontecer" nos processos judiciais:

- O fundamental da acusação é baseado em provas autorizadas pela Justiça. Agora, juridicamente, tudo pode acontecer. É difícil falar sobre hipóteses.

Segundo De Grandis, o fato de agentes da Abin terem auxiliado a PF não significa que todas as investigações serão anuladas, já que os objetos da acusação contra Daniel Dantas e os demais envolvidos se baseiam em grampos legais e outras provas, como os discos rígidos de computadores, além de documentos apreendidos com ordem judicial.

- O simples fato de um ex-agente participar das investigações não acarreta a nulidade das provas produzidas. É preciso saber por que e o que ele apurou - disse De Grandis.

O procurador ponderou que, mesmo assim, nada impede que os advogados peçam a anulação ao próprio juiz do caso (Fausto de Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal) ou ao Tribunal Regional Federal (TRF). O juiz Fausto de Sanctis foi procurado ontem para comentar o caso, mas preferiu não se manifestar. (Soraya Aggege)