Título: Diesel mais limpo em 2012
Autor: Ordoñez, Ramona; Ribeiro, Erica
Fonte: O Globo, 11/09/2008, Economia, p. 34

Minc apresenta proposta que antecipa resolução

Catarina Alencastro

BRASÍLIA. O Ministério do Meio Ambiente apresentou ontem ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) um projeto de resolução que antecipa para 2012 a redução do enxofre no diesel para dez partículas por milhão, batizado de S-10. O ministro Carlos Minc disse que a proposta - que entraria em vigor em 2017 - foi bem recebida e será votada em outubro, em reunião extraordinária.

A resolução de 2002, que obriga os fabricantes de carros a estarem aptos a rodar a partir de 2009 com o diesel S-50 (que emite 50 partículas de enxofre por milhão), está mantida, disse Minc. Hoje, veículos a diesel fabricados no Brasil emitem 2 mil partes de enxofre por milhão no interior do país e 500 nas regiões metropolitanas.

- Nossos pulmões são iguais aos dos países desenvolvidos, então temos que preservá-los. Assim como a Amazônia, temos que preservar o pulmão da nossa população - disse Minc, em referência à lei da União Européia, de 1998, que proíbe emissões de enxofre superiores a dez partes por milhão.

Caberá à Agência Nacional do Petróleo (ANP) especificar o diesel padrão a ser usado em 2012, um mês após a publicação da resolução, para que os fabricantes não usem o argumento de que atrasariam seu cumprimento por culpa da agência.