Título: Panorama Político
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 13/09/2008, Colunas, p. 2

Guerra na oposição

Nas duas únicas capitais em que o DEM é competitivo, São Paulo e Salvador, o PSDB puxou o tapete de seu principal aliado. Na Bahia, os tucanos estão fazendo dobradinha com os petistas. As campanhas de Walter Pinheiro (PT) e Antonio Imbassahy (PSDB) veiculam discurso de ACM Neto (DEM), feito em 2005, na crise do mensalão, dizendo que daria uma "surra" no presidente Lula.

PT e PSDB querem Neto fora do 2º turno

Os estrategistas tucanos e petistas decidiram surfar na elevada aprovação do presidente Lula e carimbar ACM Neto (DEM) como seu adversário. Avaliam que uma campanha bem feita pode tirá-lo do segundo turno. Já o democrata está irritado com a tentativa de apresentá-lo ao eleitorado como truculento. O deputado Jutahy Junior (PSDB-BA) defende a linha do confronto regional: "Política é luta, tem que ter lado". ACM Neto reage dizendo que "os tucanos não contarão com meu apoio em 2010". O presidente do DEM, Rodrigo Maia, diz que essa atitude não vem de hoje: "O PSDB da Bahia não apoiou Fernando Henrique em 94".

"A maior acusação que um candidato a prefeito pode receber é a de que não é amigo do presidente Lula" - José Múcio, ministro das Relações Institucionais

BARRIL DE PÓLVORA. O ministro Nelson Jobim (Defesa) estará no Parlamento do Mercosul, terça-feira, para falar sobre a proposta de criação do Conselho Sul-Americano de Segurança. A crise na Bolívia, no entanto, vai dominar o debate. A turbulência no país vizinho preocupa o governo brasileiro, principalmente por causa da interrupção no fornecimento de gás natural. Por enquanto, Evo Morales recusou a intermediação brasileira.

23 de abril

A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa ganhou o direito de defender o feriado de São Jorge no STF. A Confederação do Comércio entrou com ação de inconstitucionalidade no tribunal. O motivo é o prejuízo ao comércio no Rio.

Campo minado

Em visita ao Rio hoje, o presidente Lula terá que pisar em ovos para não criar problemas em sua base de sustentação. As pesquisas indicam a possibilidade de segundo turno entre seus aliados na capital, em Nova Iguaçu, Niterói e em Campos. Nas cidades com mais de 200 mil habitantes, apenas em Duque de Caxias a eleição deve se resolver já no primeiro turno. Lá, o ex-prefeito tucano Zito tem 59,9% das intenções de voto.

Copa do Mundo: quatro capitais fora

Das 18 capitais brasileiras que estão na disputa para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, quatro delas estão fora do páreo, por deficiências em infra-estrutura (hotéis e aeroportos): Rio Branco (AC), Maceió (AL), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). A guerra é de foice. Para não influenciar a decisão da Fifa, o governo vai adiar para março de 2009 a divulgação de um diagnóstico sobre os 65 principais destinos turísticos do país. O trabalho fica pronto em três meses.

Amazônia

O ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) estima que o gasto com a regularização fundiária na Amazônia será de R$597,6 milhões em cinco anos. Esse é um dos planos do governo para conter o desmatamento na região.

EX-AMIGOS. O deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) ainda não deu apoio à candidatura do presidente do partido, Michel Temer (SP), à presidência da Câmara.

O CANDIDATO do PV em Macaé, Doutor Aluizio, ameaça romper a polarização local entre o prefeito Riverton Mussi (PMDB) e o tucano Silvio Lopes.

O PRESIDENTE Lula convidou o governador Jaques Wagner (BA) para acompanhá-lo na viagem que fará aos Estados Unidos, dia 22, quando discursará na abertura da Assembléia Geral da ONU.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes E-mail para esta coluna: panoramapolitico@oglobo.com.br