Título: PF entrega maletas para perícia
Autor:
Fonte: O Globo, 13/09/2008, O País, p. 16

BRASÍLIA. A Polícia Federal e o Departamento Penitenciário Nacional entregaram anteontem à Justiça dez maletas usadas para fazer escutas telefônicas. O material será periciado pelo Grupo de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público Federal em Brasília.

Os procuradores querem saber se os equipamentos são capazes de grampear conversas sem autorização judicial, ou seja, se interceptam ligações sem recorrer às empresas de telefonia. A Agência Brasileira de Inteligência e a Polícia Rodoviária Federal enviaram ofícios em que afirmam não possuir as maletas.

Dos aparelhos entregues, nove pertencem à PF e um ao sistema penitenciário federal. A PF tem mais uma maleta, que está emprestada à polícia uruguaia. Ao entregar os equipamentos à juíza da 10ª Vara Federal de Brasília, os dois órgãos pediram que a análise seja concluída rapidamente, já que as maletas estavam sendo usadas em investigações.

A Abin informou à Justiça não possuir maletas capazes de interceptar o sinal de celular. Em ofício enviado à juíza, a agência lembrou que o equipamento Oscor 5000 - que, segundo seus diretores, só serve para varreduras - foi entregue aos delegados da PF que investigam o grampo no telefone de Gilmar Mendes.