Título: Fracasso na mudança de imagem
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 14/09/2008, Economia, p. 32

Alvo de críticas da opinião pública, Petrobrax não vingou.

BRASÍLIA. Um dos episódios mais emblemáticos de tentativa desastrada de mexer com a imagem da Petrobras ocorreu em dezembro de 2000, quando o então presidente da estatal, Henri-Phillipe Reichstul, apresentou o que seria sua nova identidade: Petrobrax. Apesar do argumento de que a mudança reforçaria a imagem da empresa no mercado internacional, a opinião pública foi veementemente contra o novo nome.

Por décadas, a Petrobras - que perdeu o acento de Petrobrás em 1997 - esteve associada à campanha "o petróleo é nosso". Não poderia simplesmente trocar sua brasileirice pelo sufixo "brax". Dois dias depois do anúncio, a diretoria da estatal viveu o constrangimento de voltar atrás, por ordem do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. O custo das mudanças fora de R$2,3 milhões, entre criação da marca e publicidade.

A marca Petrobras é uma das mais prestigiadas do país, de acordo com rankings produzidos por consultorias especializadas. Segundo a sétima edição da Pesquisa Marcas de Confiança, feita pela revista "Seleções" e pelo Ibope, a Petrobras foi a preferida nas categorias responsabilidade social e posto de gasolina, o aspecto mais "visível" do negócio junto ao consumidor final.

Em 2007, a estatal recebeu o Prêmio Personalidades Cidadania, de iniciativa da Unesco, e foi escolhida a oitava empresa mais admirada do mundo pelo Reputation Institute. Realizada com 60 mil pessoas, essa pesquisa mediu estima, confiança, respeito e admiração que os consumidores têm em relação às empresas. (Gustavo Paul)