Título: Lula entra em campanha no Estado do Rio
Autor: Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 12/09/2008, O País, p. 10

Depois de São Paulo, onde já disse ter lado - em alusão ao apoio à candidata Marta Suplicy (PT) -, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu entrar para valer nas campanhas para prefeito no Estado do Rio. Mas, aqui, o lado do presidente ficará restrito a nove municípios - e a lista exclui a capital. Em Duque de Caxias, Lula pedirá votos para o prefeito Washington Reis, do PMDB, que concorre à reeleição. A idéia é tentar barrar o crescimento do ex-prefeito José Camilo Zito, do PSDB.

A decisão de participar da disputa em Caxias ocorre depois de o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), aparecerem no programa de TV de Zito. Amanhã, Lula estará ainda no município para inaugurar um hospital ao lado de Washington Reis. Líderes do PMDB informaram que a situação em Caxias acirrou a briga entre petistas e tucanos, forçando a presença de Lula na campanha. Segundo esses líderes, a vitória de Zito prejudica os planos de aliança entre PT e PMDB no Estado do Rio para as eleições de 2010.

- O presidente sempre teve boa relação com o Washington Reis. Na medida que o PSDB dá sinais de jogar todas as forças em Caxias, o presidente decidiu entrar na campanha - disse uma fonte do PMDB.

Petista diz entender dificuldades do presidente

Lula gravou para programas de candidatos em São Gonçalo, Nova Iguaçu, Japeri, Belford Roxo, Barra Mansa, Angra dos Reis, Itaboraí e Resende. No Rio, o candidato do PT a prefeito, Alessandro Molon, minimizou o fato de ter sido excluído. Para ele, a divisão da base aliada na capital dificulta a participação do presidente em seu programa.

- Gostaria muito que o presidente gravasse para o nosso programa, mas entendo as dificuldades - afirmou Molon.

O presidente estadual do PT, Alberto Cantalice, disse que Lula gravou participações nas cidades onde o partido divide a chapa com o PMDB, à exceção de Nova Iguaçu, e São Gonçalo.

Além de Caxias, Lula vai amanhã a Petrópolis, onde inaugura uma unidade do Cefet. A visita acirrou a disputa local. O candidato do PT à prefeitura, Paulo Mustrangi, denunciou o adversário Ronaldo Medeiros (PSB) ao Tribunal Regional Eleitoral, por usar indevidamente a imagem de Lula. Apoiado pelo atual prefeito, Rubens Bomtempo, e pelo governador Sérgio Cabral, Medeiros tenta mostrar que Lula também está ao seu lado.

COLABOROU: Jaqueline Ribeiro