Título: Dirceu me levou charutos
Autor: Suwwan, Leila; Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 18/09/2008, O País, p. 4

Jobim nega ter conversado sobre PF

BRASÍLIA. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou ontem ter se encontrado com o ex-chefe da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu, mas negou que o tema tenha sido a Operação Satiagraha. Em depoimento à CPI do Grampo, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) perguntou se o ministro tratou da ação da PF com Dirceu, que foi citado nas investigações. Jobim disse que o assunto não foi mencionado e que o objetivo da visita do petista foi apenas presenteá-lo com uma caixa de charutos.

- Eu recebi uma visita de cordialidade do deputado José Dirceu na minha residência. Ele foi me levar uma caixa de charutos - afirmou Jobim.

A reunião de Jobim e Dirceu foi noticiada pelo GLOBO em 29 de agosto. Uma foto mostrou que, no dia anterior, Dirceu era identificado como ministro na agenda pessoal do titular da Defesa. O registro era "Min. Jose Dirceu. Res." Ontem, ele chamou Dirceu de deputado.

O inquérito da PF mostra que o objetivo inicial da operação era investigar a suspeita de ligações entre Dirceu e o banqueiro Daniel Dantas. O ex-ministro foi citado no relatório do delegado Protógenes Queiroz, embora não tenha aparecido formalmente na lista de investigados. Telefonemas interceptados pela PF revelaram um encontro entre ele e o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, que trabalhava para Dantas, no hangar da TAM no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.