Título: Em BH, Lacerda lidera e Quintão ultrapassa Jô
Autor: Lamego, Cláudia; Vasconcelos, Fábio
Fonte: O Globo, 19/09/2008, O País, p. 3

Em Belo Horizonte, o candidato do governador Aécio Neves (PSDB) e do prefeito Fernando Pimentel (PT), Márcio Lacerda (PSB), mantém a liderança nas intenções de voto para a prefeitura de Belo Horizonte, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem pela Rede Globo. Em comparação com o levantamento realizado nos dias 4 e 5 de setembro, Lacerda oscilou de 42% para 41%. A novidade agora foi a virada de Leonardo Quintão (PMDB), que chegou a 17%, cinco pontos percentuais a mais em relação à pesquisa anterior, e ultrapassou a candidata do PCdoB, Jô Moraes, que caiu um ponto percentual e ficou com 12%. No primeiro levantamento do Datafolha, em julho, Jô era a favorita, com 20%.

Sérgio Miranda (PDT) passou de 4% para 3%; Gustavo Valadares (DEM) tinha 3% e agora tem 2%; Vanessa Portugal (PSTU) foi de 2% para 1%; André (PTdoB) e Jorge Periquito (PRTB) aparecem com 1% cada. Pepê (PCO) continua sem atingir 1%. Votos em branco e nulos somam 10%, e os eleitores ainda indecisos, 12%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa, contratada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", também fez um levantamento sobre eventual segundo turno entre os candidatos. Se o confronto for entre Lacerda e Quintão, o candidato do PSB teria 52% contra 29% do peemedebista. Numa disputa entre Lacerda e Jô, ele ganharia por 57% a 25%.

O Datafolha ouviu 861 eleitores entre os dias 17 e 18 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral/MG sob o número 67175/2008.