Título: AMERICANO MORGAN STANLEY NEGOCIA UMA POSSÍVEL FUSÃO COM WACHOVIA
Autor:
Fonte: O Globo, 18/09/2008, Economia, p. 25

Banco é penúltimo entre os grandes de investimentos sem mudanças

Do New York Times

NOVA YORK. Um dos dois últimos grandes bancos de Wall Street sem mudanças, o Morgan Stanley estava considerando ontem uma possível fusão com o Wachovia ou outro banco, de acordo com fontes ligadas às negociações.

Um acordo com outra instituição iria restaurar a estrutura que o Morgan tinha durante a Depressão, quando a empresa se desligou do império bancário Morgan, e deixar o Goldman Sachs, há muito o invejado de Wall Street, como o último grande banco de investimentos americano.

Após nova queda das ações do banco, o chefe do Morgan Stanley, John J. Mack, recebeu um telefonema do Wachovia revelando interesse no banco, seguido por outros bancos. O Morgan Stanley está considerando diversas opções e as conversas com o Wachovia são preliminares.

O movimento ocorre um dia depois que o banco se defendeu diante de incertezas quanto ao seu futuro, mas muitos especialistas consideram que os acontecimentos dos últimos quatro dias estão anunciando um novo período de mudanças dolorosas em Wall Street.

O centro financeiro já atravessou dificuldades para emergir mais forte, mas alguns questionam se a indústria pode reemergir novamente depois de usar altos níveis de alavancagem.