Título: Telefone em 77% dos lares, internet em 20%
Autor: Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 19/09/2008, Economia, p. 35

Desde 2002, o número de domicílios com o celular cresce acima de 15% ao ano, diz IBGE

A internet e a telefonia vêm ocupando mais espaço nos lares brasileiros, apontou a Pnad. Dos 56,34 milhões de domicílios, 15 milhões (26,6%) tinham computador em 2007, sendo 11,4 milhões (20,2%) com acesso à internet. Quando se exclui o Norte rural, o acesso à internet está em 20,4% dos domicílios. O telefone, por sua vez, está em 77% das residências (43,4 milhões de unidades), 77,7% sem o Norte rural. Mas o maior avanço se dá com o celular: desde 2002, o número de domicílios com o aparelho cresce acima de 15% ao ano. E, desde 2005, há mais casas com celulares do que com aparelhos fixos, o que levou, no ano passado, a 17,6 milhões e 5,2 milhões, respectivamente.

De 2006 para 2007, mais 2,7 milhões casas passaram a ter algum tipo de telefone - quase o mesmo desempenho entre os que tinham só celular, em que o salto foi de 2,68 milhões.

Segundo Marcelo Neri, da FGV, o acesso à tecnologia avançou no país, mas o Brasil está longe da universalização do computador e da internet. Ele cita os vários motivos da expansão: aumento e desconcentração da renda, crescimento do crédito consignado, redução cambial e desoneração tributária do setor, além de expansão da rede de telefonia.

Acesso a internet no Brasil é menor do que em vizinhos

Para se ter idéia do salto, em 2001 o país tinha 6 milhões de domicílios com computador, sendo 4 milhões com internet.

- Esses fatores fazem com o que o maior avanço dos computadores e da internet tenha se dado nas famílias da classe C - diz Neri.

É o caso da empregada doméstica Ângela Maria Pereira Gomes, do Rio, que comprou um computador para a filha Juliana e contratou o serviço de internet banda larga:

- Agora, estou esperando o fim do ano para comprar a impressora. Comprei o computador porque os preços ficaram mais baixos.

Para Rodrigo Baggio, presidente do Comitê pela Democratização da Informática (CDI), políticas de inclusão também aproximaram usuários dos computadores e da internet:

- Apesar da melhoria, ainda há um imensa exclusão digital. Boa parte desse crescimento ainda não se dá na base da pirâmide social. Isso precisa mudar para o país continua a crescer. A Índia, por exemplo, incrementa seu desenvolvimento econômico com inclusão digital - citando que, na Argentina, 39,7% da população tem acesso à internet e no Chile, 43,7%. (Fabiana Ribeiro)

www.oglobo.com.br/economia