Título: Seis candidatos vão a ato contra intolerância religiosa
Autor: Vasconcellos, Fábio; Lima, Ludmilla
Fonte: O Globo, 22/09/2008, O País, p. 4

Presença de Marcelo Crivella (PRB), ligado à Igreja Universal, surpreende organizadores de caminhada

O candidato a prefeito Marcelo Crivella, do PRB, surpreendeu ao marcar presença na caminhada em defesa da liberdade religiosa, realizada ontem de manhã na Avenida Atlântica, em Copacabana. Cinco dos seus adversários também compareceram. Os 20 minutos em que ficou no evento foram suficientes para que virasse alvo de comentários entre os presentes, a maioria ligada a religiões afro-brasileiras.

¿ Talvez eu seja um dos cariocas que mais sofre com a intolerância. Toda minha rejeição é pura intolerância e não por escândalos políticos. Religião, cada um tem a sua, e todos têm que respeitar. Não invoco nem a Constituição brasileira, já que desde que Thomas Jefferson escreveu a constituição americana prevendo a liberdade religiosa as demais seguiram. Falo até da Bíblia. É uma prerrogativa estabelecida por Deus. Todos devem respeitar ¿ disse Crivella.

Acompanhado do vice-presidente regional licenciado do PTB , ex-deputado Carlos Dias, ligado ao movimento Carismático da Igreja Católica, o senador chegou por volta das 9 horas e não encontrou os demais candidatos.

¿ Ele foi um dos primeiros a saber. A presença dele era importante porque precisamos que a religião (Igreja Universal do Reino de Deus) dele pare de perseguir a nossa ¿ disse um dos organizadores do evento, Ivanir dos Santos, que é babalaô.

Também participaram do ato Jandira Feghali (PCdoB), Chico Alencar (PSOL), Fernando Gabeira (PV), Alessandro Molon (PT) e Paulo Ramos (PDT). Eduardo Paes (PMDB) foi representado pelo vice, Carlos Alberto Muniz. Ao contrário de outros eventos em que se encontraram em campanha na praia, desta vez nem todos se cumprimentaram. Jandira, que falou com Gabeira e Ramos, até tentou dar um abraço em Molon, mas o petista fugiu do encontro nas duas oportunidades que teve de esbarrar com a adversária. Chico não fez questão de acenar para a candidata.

oglobo.com.br/pais/eleicoes