Título: Duas rodas, em vez de quatro
Autor: Amora, Dimmi
Fonte: O Globo, 22/09/2008, Rio, p. 8

Ciclistas festejam em Niterói o Dia Mundial Sem Carro

Renata Leite

As comemorações do Dia Mundial Sem Carro, ontem, em Niterói, não conseguiram evitar a saída de veículos das garagens, mas levaram mais de dez mil ciclistas para as ruas da cidade. Eles partiram da Concha Acústica, no Centro, passaram pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC), toda a Praia de Icaraí e retornaram ao ponto inicial, percorrendo 12 quilômetros, entre 9h e 11h. O evento em Niterói recebeu o nome de Um Dia Sem Carro.

O Dia Mundial Sem Carro foi idealizado na França, na década de 90, e conquistou a adesão de cidades em diferentes países, com o passar dos anos. No Brasil, ele é comemorado no dia 22 de setembro, desde 2001. O evento Um Dia Sem Carro, promovido em Niterói, é apoiado pelo GLOBO e organizado pela loja Amazonas Bike. A iniciativa entrou para o calendário da Secretaria de Esporte. O movimento tem o objetivo de conscientizar a população para diminuir o uso do automóvel e assim amenizar a poluição e desafogar o trânsito.

O trânsito foi fechado no trajeto dos ciclistas durante o evento, causando algum congestionamento na região. Um carro de som abria a passagem para os participantes, que foram acompanhados por ambulâncias e paramédicos que também seguiam de bicicleta. Para o evento, foram recebidas 6.500 inscrições, que custavam R$5 cada, dando direito a camiseta, boné e participação em sorteio de bicicletas. A esse grupo, somaram-se ciclistas que preferiram não desembolsar a quantia.

Atletas também prestigiaram o evento em Niterói, como Fernanda Keller, do triatlo, e Amarildo Ferreira, do mountain bike. O grupo de ciclistas era formado majoritariamente por crianças, com a presença de famílias inteiras. Após o evento, os participantes acompanharam aulas de alongamento e tiveram acesso a serviços tais como massoterapia, medição de glicose e de pressão arterial e aulas de fabricação de brinquedos com material descartado.