Título: Candidatos alegam transparência
Autor: Bruno, Cássio; Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 21/09/2008, O País, p. 4

Cesar lembra que, no Rio, o sistema é gerido por empresa pública

O prefeito Cesar Maia, que recebeu doação de empresa de limpeza urbana, disse que as relações da máfia do lixo com a política são conhecidas. Mas afirmou que, no caso do Rio, o sistema é gerido por empresa pública, a Comlurb.

- Em 2004, no Rio, era uma eleição ganha de partida e, portanto, nem serve como exemplo, pois o problema era restringir apoiadores. Certamente é um bloco de poder e influência muito significativa, sem a visibilidade de outros - comentou o prefeito.

O candidato a prefeito Fernando Gabeira disse considerar legítima a doação de R$50 mil que recebeu, em 2006, durante a campanha para deputado federal, da Vega Engenharia Ambiental Ltda:

- As doações que recebi são transparentes, e eu não beneficiei ninguém em troca.

Beneficiada com R$50 mil pela Vega Engenharia na campanha para o Senado, a hoje candidata a prefeita Jandira Feghali também argumentou ser transparente:

- Essa empresa fez doação para a minha campanha para o Senado através de um aliado. Ela não atua no município do Rio e nem na Região Metropolitana. Naquele momento (2006), eu era candidata ao Senado, ou seja, ao Parlamento, e não a uma função executiva. Segui ali a minha regra básica para aceitação de doações de campanha: doação oficial, transparência e nenhum tipo de comprometimento à atividade que vou exercer.

A vereadora Silvia Pontes, também favorecida com doações do setor, disse que nunca atuou em defesa das empresas de limpeza.

- A única máquina que tenho é a minha máquina fotográfica - ironizou.

A prefeita de Belford Roxo, Maria Lucia, e a aliada Sula do Carmo, que concorre à sucessão municipal, dizem que as doações são legais e que não há qualquer compromisso do governante com o doador. Afirmaram ainda que a Limpacol deixou de prestar o serviço na cidade em dezembro de 2004.

Procurados pelo GLOBO, representantes da Locanty não foram encontrados.