Título: Biscaia: esquema se repete em outros estados
Autor: Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 28/09/2009, O País, p. 3

Embora não tenha ouvido as gravações da polícia, o deputado federal Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) disse não ter dúvida de que as máquinas de videobingos e caça-níqueis espalhadas pelo país - mesmo quando o negócio ainda era legal - são programadas para enganar o apostador:

- Elas são manipuladas de tal maneira que os donos sempre ganham. Além disso, é impossível impedir a lavagem. E ainda assim querem legalizar.

Cinco anos depois da proibição de casas de bingo e videojogos no país, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, da qual Biscaia faz parte, aprovou no dia 16, por 40 votos a 7, o funcionamento deste tipo de jogo de azar. Deputados favoráveis ao projeto alegaram que a atividade já existia e que era preciso legalizá-la. Já os contrários alegaram que o jogo está frequentemente ligado ao crime organizado. O projeto aguarda agora para ser apreciado no plenário da Câmara e, depois, seguirá para o Senado.

Relator do projeto, o deputado Régis de Oliveira (PSC-SP) defendeu que o texto aprovado vai coibir o uso de "laranjas" pelo crime organizado e as máquinas adulteradas:

- Os vendedores terão de estar cadastrados na Receita. Não há a chance de adulteração. A máquina tem de estar lacrada pela Receita, que vai abri-la, ver as apostas, cancelar os dados da memória.