Título: Dever de casa faz a diferença
Autor: Klingl, Erika; Toscano, Izabel
Fonte: Correio Braziliense, 27/05/2009, Cidades, p. 21

O dever de casa, por mais odiado que seja pelos estudantes, é um dos segredos de um bom aprendizado. ¿Quando o aluno retoma o conteúdo em casa e, depois, é cobrado pelos professores, vai melhor na escola¿, observa o professor Ruben Klein, da Fundação Cesgranrio. ¿É o andamento que se espera do sistema: o professor ensina, o aluno estuda e, em seguida, o docente confere o aprendizado. Só esse simples e óbvio sistema já ajuda, em muito, as crianças e adolescentes¿, completa.

Moradora do Recanto das Emas, Rafaela Sales, 17 anos, conhece na prática os benefícios do reforço do conteúdo. ¿Depois da aula, sempre faço os deveres e, quando dá, ainda vou atrás de outros dados para aprofundar ainda mais o que foi dado pelo professor¿, conta. Não à toa, a garota teve ótimas notas no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) e está próxima de conseguir uma vaga no curso de psicologia. Os amigos Raion de Almeida, 17, e Micaelen Ripardo, 17, seguem os mesmos passos. ¿Faz diferença na hora de aprender porque fixa a matéria¿, garante Raion.

A descoberta de que o dever de casa é útil para o aprendizado está na parte qualitativa do Sistema de Avaliação de Desempenho das Instituições Educacionais. Os pais, estudantes, professores e direções das 600 escolas do DF responderam questionários socioeconômicos e escolares para investigar o que influencia na hora de aprender. O pesquisador Ruben Klein é o responsável por avaliar os dados. ¿Ficou claro que os professores precisam estimular os alunos, acreditar neles¿, explica. De acordo com ele, os estudantes que já repetiram ano são os de menor desempenho. (EK)