Título: CPI contra Yeda convoca testemunhas
Autor: Franco, Bernardo Mello; Guardiola, Graziela
Fonte: O Globo, 26/09/2009, O País, p. 8

PORTO ALEGRE. A CPI da Corrupção da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul deve votar segunda-feira os primeiros requerimentos de convocação de testemunhas. Na lista estão os ex-presidentes do Detran-RS Sérgio Buchmann e Estella Maris Simon, o atual presidente, Sérgio Filomena, e o secretário-adjunto da Secretaria da Administração, Genilton Ribeiro.

Os ex-presidentes do Detran serão indagados sobre eventual pressão para concordar com o pagamento de dívida de R$16 milhões em favor da empresa de guincho Atento. Buchmann deve ser questionado sobre o depoimento em que disse que Ribeiro comentou sobre a participação da governadora Yeda Crusius e do marido dela, Carlos Crusius, na divisão de dinheiro desviado do Detran. Ribeiro nega a conversa.

Na Justiça, o processo de improbidade contra Yeda e mais sete pessoas foi suspenso. Ao contrário do que informou ontem O GLOBO, o ex-governador Germano Rigotto não está entre os acusados. Quem está no processo e pediu sua suspensão, alegando cerceamento do direito de defesa, foi o deputado José Otávio Germano.