Título: Dilma: com economia sólida, juro pode cair mais
Autor: Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 26/09/2009, Economia, p. 29

SÃO PAULO. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou ontem que há espaço, no futuro, para reduzir a taxa básica de juros (Selic), hoje em 8,75% ao ano. Segundo a ministra, os fundamentos da economia estão sólidos, o que pode permitir mais um recuo na taxa. Mas, ainda ontem, o banco JP Morgan Chase divulgou sua previsão para a abertura de 2010, com uma estimativa de alta de dois pontos percentuais, chegando a 10,75%.

- Os fundamentos da economia dão espaço para uma queda de juros no futuro - afirmou a ministra, sem esclarecer quando isso deveria ocorrer.

Dilma, que concedeu uma entrevista coletiva a correspondentes estrangeiros em São Paulo, reafirmou que a decisão sobre os juros cabe ao Banco Central. Segundo ela, a redução de juros e dos spreads bancários só pode ser aplicada quando há espaço fiscal e monetário, para que não coloque em risco a estabilidade econômica.

- A estabilidade macroeconômica é essencial - disse ela, que avaliou que o Brasil ganhou uma "blindagem internacional muito elevada" com o acúmulo de reservas internacionais, hoje estimadas em mais de US$215 bilhões.