Título: Meirelles deve se filiar amanhã ao PMDB, após conversa com Lula
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 29/09/2009, O País, p. 4

Presidente quer que ele continue à frente do BC até março de 2010

BRASÍLIA. Na semana final do prazo para novas filiações, o PMDB se prepara para assinar, amanhã, a ficha do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, mas perde, de outro lado, alguns nomes conhecidos.

Meirelles já escolheu o PMDB, mas esperava ontem um sinal oficial do presidente Lula para formalizar sua decisão. Lula e Meirelles vão se reunir hoje. O presidente deve repetir que, mesmo filiado ao PMDB ¿ o que aprova ¿, gostaria que o presidente do BC continuasse à frente da instituição.

O presidente do BC tem até o fim de março para decidir se vai concorrer às eleições de 2010, já que esse é o prazo de desincompatibilização das autoridades que disputarão as eleições. Ele avisou ao PMDB goiano que quer disputar uma vaga no Senado, mas alguns apostam em seu nome para vice na chapa da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para a Presidência.

Enquanto ganha uma grande estrela, o PMDB perde de outro lado. O partido poderia ter recebido a filiação de Paulo Skaf, presidente da Fiesp, mas houve veto do presidente regional do PMDB em São Paulo, Orestes Quércia, que também está tentando barrar a filiação do prefeito de Campinas, Doutor Hélio, do PDT.

Sem conseguir legenda no PMDB para se candidatar ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz deve se filiar amanhã ao PSC, que também recebeu, na semana passada, o senador Mão Santa (PI) ¿ que deixou o PMDB por não conseguir legenda para a vaga do Senado ¿ e o deputado Marcondes Gadelha (PB), ex-PSB.