Título: Médicos dizem que Dilma não tem mais 'qualquer evidência de linfoma'
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 29/09/2009, O País, p. 4

Eles evitam falar em cura; ministra diz estar pronta "para o que der e vier"

SÃO PAULO e BRASÍLIA. A chefe da Casa Civil e candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, está ¿livre de qualquer evidência de linfoma¿ e com ¿estado geral de saúde excelente¿, segundo nota divulgada ontem pelo Hospital SírioLibanês de São Paulo, onde ela fez tratamento contra um câncer no sistema linfático. A nota, assinada pelos médicos Antonio Carlos de Onofre de Lira, diretor técnico, e Riad Younes, diretor clínico do hospital, é resultado de uma série de exames feitos por Dilma na quintafeira passada.

Durante o tratamento, a ministra foi assistida pelos médicos Yana Novis, Paulo Hoff e Roberto Kalil Filho. ¿Depois de exaustivos testes foi constatado que o tratamento atingiu o resultado esperado e que a ministra Dilma Rousseff encontrase livre de qualquer evidência de linfoma (...), podendo retornar à sua rotina normal¿, afirma a nota.

Segundo o oncologista Paulo Hoff, ainda não se pode dizer que Dilma está ¿curada¿: ¿ Ela está sem evidência de doença. Curada tem sentido diferente.

O que a gente usa é que ela não tem evidência de doença, e a gente acha que tem uma grande chance de nunca mais voltar. Agora, curada só o tempo vai dizer ¿ disse o médico, sem estipular um prazo para que se possa falar em cura: ¿ Depende, mas a gente acha que a chance de ela ficar livre da doença é muito grande.

Aos 61 anos, a ministra revelou em 25 de abril que havia retirado um tumor de 2,5 centímetros da axila esquerda.

Dilma disse ontem estar ¿pronta para o que der e vier¿, ao responder à pergunta sobre sua disposição para a campanha eleitoral de 2010: ¿ O que aparecer na minha vida, acho que vou encarar ¿ disse a ministra, que, desde abril, se submeteu a sessões de quimioterapia e radioterapia no Sírio-Libanês.

COLABORAM: Luiza Damé e Chico de Gois