Título: Senado: relator é contra Venezuela no Mercosul
Autor: Vasconcelos,Adriana
Fonte: O Globo, 30/09/2009, Economia, p. 25

Tasso alega que país vive desmonte de liberdade democrática

BRASÍLIA. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) encaminhou ontem para a Comissão de Relações Exteriores (CRE) seu parecer, como relator da matéria, contrário ao Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercosul, que foi assinado em Caracas no dia 4 de julho de 2006. Em seu voto, o senador admitiu que levou em conta na sua decisão o que classificou de um ¿processo acelerado de desmonte das liberdades democráticas¿ que estaria em curso hoje na Venezuela, com objetivo de garantir ¿a perpetuação do presidente Hugo Chávez no poder¿.

O relatório deverá ser lido na sessão de amanhã da CRE.

Mesmo aceitando os argumentos de que os governantes são passageiros e os Estados são permanentes, Tasso Jereissati ressaltou que considerou o ¿processo de militarização¿ da Venezuela, assim como as ações do governo Chávez em favor da ¿promoção de um projeto político/ ideológico regional expansionista e de constante intervenção provocativa em assuntos internos de outros países¿.

O senador tucano admite que, durante as audiências promovidas pela CRE, ouviu diversos representantes de empresas nacionais que preconizavam a entrada da Venezuela no Mercosul, como forma de criar um ambiente mais propício à ampliação de negócios e realização de investimentos naquele país.

Mas destacou que mesmos esses demonstravam alguma reserva em relação ao comportamento do presidente, embora confiassem que o Brasil seria capaz de lidar com o problema.