Título: Meirelles se filia ao PMDB e fala em férias
Autor: Damé, Luiza; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 01/10/2009, O País, p. 3

Presidente do BC afirma que pode concorrer ao Senado, mas diz que decidirá em março

GOIÂNIA. Numa festa com direito a fogos de artifício, minipalanque, políticos e muitos discursos, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, se filiou ontem ao PMDB de Goiás, sendo saudado como possível candidato a diferentes cargos. Ele informou que pretende se afastar do comando do BC por 15 dias, em março de 2010, para definir o seu destino nas eleições de outubro. Meirelles admitiu a possibilidade de disputar uma vaga no Senado e descartou a candidatura ao governo de Goiás.

¿ É uma possibilidade, certamente (concorrer ao Senado). Em março, tirarei 15 dias de licença no BC para me dedicar a esse assunto e tomar uma decisão: se serei candidato e a que cargo. No momento, estou totalmente focado no BC ¿ disse Meirelles, confirmando que Lula gostaria que ele permanecesse no BC até dezembro de 2010: ¿ Mas ele entende que existe um desdobramento futuro, que é importante que eu continue a prestar serviços ao país a partir de janeiro de 2011, e uma das vias é a eleitoral.

Após o evento, a assessoria de Meirelles informou que ele entrará de férias em março, e não de licença. Para disputar as eleições, ele deve se desincompatibilizar até o início de abril.

Meirelles explicou que sua decisão sobre uma eventual candidatura depende de conversas e consultas, e afirmou que não se dedicará a isso agora: ¿ O importante, não só para mim, mas para os diretores do BC e para os agentes econômicos, é que, no momento, não estejamos discutindo cargos ¿ afirmou.

Segundo Meirelles, sua filiação não vai interferir em seu trabalho à frente do BC: ¿ O meu compromisso com as metas de inflação e com a estabilidade econômica e o sistema de câmbio flutuante continuará absolutamente inabalável.

Meirelles foi saudado como a filiação mais importante do partido pelos caciques goianos na festa que, em clima de comício, teve até a presença do jogador Túlio Maravilha, exBotafogo e seleção brasileira, eleito vereador pelo PMDB.

¿ Todo o Brasil está comentando a filiação.

De senador a presidente, o PMDB tem um nome à disposição ¿ discursou o presidente licenciado do PMDB de Goiás e prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela.

¿ Ele é recebido de braços abertos ¿ disse o prefeito Iris Rezende, pré-candidato do PMDB ao governo de Goiás.

Meirelles desconversa sobre possibilidade de ser vice de Dilma Após a festa, sob um forte calor, Meirelles falou sobre seu reingresso na política ¿ em 2002, filiado ao PSDB, se elegeu deputado federal, cargo ao qual renunciou para presidir o BC.

¿ Aqueles que ficam de fora, falando mal da classe política, serão e são governados pelos políticos. Não cheguei com pretensões individuais.

O meu compromisso é com o BC, no sentido de que o Brasil continue a crescer ¿ discursou.

Perguntado sobre a alternativa de ser vice na chapa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sorriu: ¿ Este é o momento das especulações. O que é legítimo.