Título: Roriz troca de partido com comício no Senado
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 01/10/2009, O País, p. 5

Após renunciar ao mandato para fugir da cassação, ele vai para o PSC para disputar governo do DF

BRASÍLIA. A três dias do fim do prazo de filiação partidária para 2010, o troca-troca se intensificou ontem. O ato de filiação mais ruidoso foi do ex-governador Joaquim Roriz, ex-PMDB, que fez um comício nas dependências do Senado para formalizar sua entrada no agora não mais nanico PSC ¿ só nos últimos dias, o partido passou de 11 para 17 deputados federais. PT, DEM e PMDB foram os partidos que mais perderam parlamentares até agora.

Roriz renunciou em 2007 renunciou ao mandato de senador para fugir da cassação depois de não conseguir explicar suposta partilha de R$ 2,2 milhões com o expresidente do Banco de Brasília Tarcísio Franklin de Moura. A divisão seria no escritório do empresário Nenê Constantino.

Ontem, o anfitrião da filiação foi o 3osecretário do Senado, Mão Santa (PI), que saiu do PMDB. Centenas de pessoas arrebanhadas na periferia lotaram os corredores e o gabinete da terceira secretaria do Senado.

Quando Roriz chegou, gritavam: ¿Papai Roriz¿ e ¿Samambaia te ama¿ . Depois de Roriz, a atração foi a ex-primeira-dama do Distrito Federal Mariane Vicentini, que se filiou ao PSC e será candidata contra o exmarido, o governador José Arruda (DEM), que tentará a reeleição.

Roriz conclamou o povo a ir às ruas para conseguir o quinto mandato de governador.

Em campanha, discursou: ¿ Se preparem! Vamos para a guerra.

Ganhei todas até agora, e não será desta vez, com Cristo do meu lado, que vou perder! ¿ disse o ex-governador, referindose ao Partido Social Cristão.

¿ Quem fez o mundo foi Deus. Mas quem fez Brasília foi Roriz! ¿ discursou Mão Santa.

O deputado Laerte Bessa (ex-PMDB) chegou atrasado e, sem cerimônia, subiu na mesa para chegar perto de Roriz.

Os deputados Luiz Bassuma (BA) e Henrique Afonso (AC), suspensos pelo PT por serem contra a descriminalização do aborto, deixaram o partido e se filiarão ao PV da senadora Marina Silva (AC).