Título: Quem tem mais celebridades?
Autor: Duarte, Fernando; Magalhães, Luiz Ernesto
Fonte: O Globo, 01/10/2009, Rio, p. 12
Michelle Obama leva Oprah Winfrey e Nadia Comaneci; Lula vai de Pelé e Paulo Coelho
COPENHAGUE e RIO. A disputa para sediar as Olimpíadas levou ontem à capital dinamarquesa uma inusitada guerra dos sexos: os Estados Unidos apostaram no charme feminino e mandaram, antes do presidente Barack Obama, a primeira dama Michelle que, pelo sim, pelo não, levou a reboque a prestigiadíssima apresentadora Oprah Winfrey e a ginasta romena Nadia Comaneci. Do lado brasileiro, o Rio contou com o presidente Lula ¿ ¿o cara¿, segundo Obama ¿, o rei Pelé e o escritor Paulo Coelho.
Cada um demonstrou um estilo na hora de fazer a campanha em prol de seu país.
O presidente Lula aparentou não temer o adversário americano. Disse que o presidente dos EUA só está indo à Dinamarca defender a candidatura de Chicago a seu conselho.
¿ Não há nenhuma rivalidade. Eu mesmo falei para o Obama que ele viesse, porque ele me disse que a esposa dele viria. E eu falei: é importante você ir, porque vamos eu e a Marisa. Então, seriam dois contra um. Mas acho que vêm aí também o Zapatero, o primeiro-ministro do Japão Hatoyama, além do Obama ¿ afirmou o presidente, que elogiou a beleza do Rio. ¿ Se o nosso país vencer, ganhará de três países muito fortes, três cidades maravilhosas. Só que, por mais bonitas que elas sejam, o Rio de Janeiro é infinitamente mais bonito.
Michelle Obama entrou em ação ontem em Copenhague dizendo, durante recepção oferecida pelo prefeito de Chicago, Richard Daley, que ela e o marido estão encarando a disputa para os Jogos Olímpicos de 2016 exatamente como a intensa campanha eleitoral do ano passado, que levou Obama à Casa Branca: ¿ Agora é o momento de vencermos todas as dificuldades. Isso aqui é como uma campanha eleitoral (nos EUA): você não pode ficar contando com votos. Tem que lutar até o último momento, pois ninguém toma uma decisão até que chegue a hora de votar. Portanto, vamos à luta! Michelle apareceu na recepção levando a tiracolo dois trunfos: a lendária ginasta Nadia Comaneci, romena que se naturalizou americana muitos anos atrás; e a apresentadora superstar de televisão, famosa em todo o mundo, Oprah Winfrey, que mora em Chicago.
¿ O que vocês acham que Oprah pode fazer por nossa equipe, hein? Eu digo: Oprah é Oprah ¿ disse Michelle.