Título: Consultec já tinha tido gabarito vazado na Bahia
Autor: Vieira, Amélia; Rebouças, Danile
Fonte: O Globo, 02/10/2009, O País, p. 8

Empresa contratada para o Enem também foi acusada de plagiar questões em exame para contratação de médicos

SALVADOR. No vestibular deste ano, a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) teve o gabarito das provas elaboradas pela Consultec ¿ a mesma responsável este ano pelo Enem ¿, mas a informação vazou e as provas foram adiadas dois dias antes da sua aplicação.

Nove meses já se passaram e a universidade não tem uma resposta sobre a forma como o conteúdo sigiloso se tornou público e quem são os responsáveis pela fraude.

Mesmo assim, a empresa venceu a licitação novamente e continua à frente do processo.

O vestibular 2010 também será realizado pela Consultec, nos dias 6 e 7 de dezembro.

Responsável pelas investigações da fraude no ano passado, a delegada Carmen Dolores, do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio, afirmou que aguarda laudo pericial do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para finalizar o inquérito e, então, encaminhar para o Ministério Público.

¿ Como o material foi extenso, ele ainda não foi encaminhado ¿ disse, sem definir prazo para o encaminhamento e dizendo que agora cobrará pressa no laudo.

A direção da Uneb disse, na época da fraude, que só comentaria o assunto com o fim das investigações. Ontem, a universidade informou que não recebeu novos dados sobre o assunto e justificou a vitória da Consultec no processo licitatório, mesmo após o vazamento, por ter se mostrado a mais competente em termos técnicos.

¿A Consultec não tem muitos concorrentes¿ Com exceção do ano de 1998, a Consultec venceu todas as licitações para elaborar o vestibular da Uneb entre 1996 e 2010. A empresa de consultoria também realiza há mais de dez anos processos de seleção das outras três universidades estaduais da Bahia.

A coordenadora de educação superior da Secretaria de Educação (SEC) da Bahia, Gelcivânia Silva, disse que as instituições têm autonomia pela lei estadual de licitação para dirigir o processo de contratação de empresas para a elaboração das provas.

¿ Vence aquela que tiver melhor técnica e menor preço. A Consultec não tem muitos concorrentes ¿ disse ela, destacando que a secretaria acompanha o orçamento das universidades e recebe relatórios do Tribunal de Contas do Estado. ¿ Até então nunca recebemos do tribunal qualquer tipo de queixa em relação aos processos seletivos.

Adelaide Rezende, sócia-diretora da Consultec, disse ontem que não poderia falar sobre o vazamento das provas do Enem ¿para não comprometer a investigação¿.

¿ O processo é feito por um grupo, e falhas podem ocorrer.

Todos têm responsabilidade ¿ afirmou ela, que refuta a possibilidade de os candidatos ao vestibular da Uneb estarem inseguros quanto à idoneidade do processo. ¿ No ano passado refizemos a prova e deu tudo certo.

Também em dezembro do ano passado, a Consultec plagiou 20 das cem questões de um concurso para médicos recém-formados, o que levou ao adiamento da aplicação das provas. As questões copiadas eram das especialidades de ginecologia e obstetrícia e foram retiradas de duas provas aplicadas no ano passado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Entretanto, a Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem), responsável pela contratação da Consultec, não se considerou lesada e não acionou empresa judicialmente.

O processo seletivo do dia 6 de dezembro foi anulado e uma nova prova foi aplicada em 18 de janeiro deste ano, com oferta de 300 vagas de residência em hospitais públicos, privados e filantrópicos da Bahia, disputadas por mais de mil médicos.