Título: Adiamento pode atrapalhar processo seletivo em SP
Autor: Moreira, Martha Neiva
Fonte: O Globo, 02/10/2009, O País, p. 14
Não temos como adaptar nosso edital ou nosso vestibular a esta situação crítica"
SÃO PAULO. Em São Paulo, os exames da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão marcados para 8 de novembro. Já o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acontece uma semana depois e o da Fuvest, no dia 22. Caso o Ministério da Educação demore até 45 dias para realizar as novas provas, elas coincidirão com o calendário das universidades federais.
Só para os vestibulares dessas três universidades estão inscritos quase 230 mil estudantes. Autoridades de ensino acreditam que poucas são as chances de o Enem ser realizado em um mês, já que o processo prevê a elaboração, a confecção e a distribuição de mais de oito milhões de provas.
¿ Não temos como adaptar nosso edital ou nosso vestibular a esta situação crítica ¿ disse ao GLOBO o coordenadorexecutivo do vestibular da Unicamp, Renato Pedrosa.
No caso da Unicamp, se as notas do Enem não estiverem disponíveis para a universidade até 30 de novembro (duas semanas depois do vestibular), não serão consideradas para a composição das notas da primeira fase dos exames. As notas do Enem têm peso de 20% sobre o resultado final.
A Fuvest, responsável pelos vestibulares da USP, também não decidiu se mudará o calendário de provas. ¿Em razão do adiamento da prova do Enem, a pró-reitoria de Graduação e a Fuvest comunicam que estão em contato com o Inep para verificar a possibilidade de compatibilização dos calendários, com o intuito de avaliar se o uso da nota do Enem será viável no vestibular Fuvest 2010. Ressalte-se que os candidatos serão informados antecipadamente caso haja qualquer alteração¿.
A Unifesp informou que o adiamento do Enem não afetará seu processo seletivo de 2010 em nenhum dos dois modelos: unificado (fase única com a nota do Enem) e misto (nota do Enem e prova mais segunda fase). ¿A Unifesp informa que para os 19 cursos que utilizarão somente a nota do Enem, a instituição seguirá o cronograma que será apresentado pelo MEC. Já para os sete cursos, nos quais a seleção será de forma mista, as datas não estão comprometidas. As provas da segunda fase serão realizadas nos dias 17 e 18 de dezembro de 2009¿.
Já a Unesp vai aguardar a definição da nova data. Em nota publicada no site da Fundação Vunesp, responsável pelo vestibular da instituição, informa que aguarda a definição da nova data, e o cronograma de divulgação do resultado, para se manifestar