Título: Ciro muda domicílio eleitoral para São Paulo
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 02/10/2009, O País, p. 14

Mas diz que disputará Presidência

RECIFE e BRASÍLIA. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) transfere hoje seu domicílio eleitoral para São Paulo e vai disputar a sucessão presidencial. A decisão foi selada ontem em almoço de Ciro com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas, e anunciada pelo governador, presidente nacional do partido. Campos negou que a iniciativa tenha por objetivo preparar o nome de Ciro para disputar o governo daquele estado.

Ciro afirmou: ¿ Queremos discutir a Presidência da República, desde que essa pretensão legítima do partido não ponha em remoto risco o que está em jogo de fato: o país para o futuro e não a ameaça de voltar ao passado.

Ele confirmou que sentiu um certo temor ao decidir: ¿ Fiquei inseguro, tenho que confessar. Tudo que fui, que sou na vida, devo ao povo cearense. Mas cumpri uma etapa. O Ceará está bem entregue ¿ afirmou.

O estado é governado pelo seu irmão, Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição.

Campos disse que o próprio Ciro deixou nas mãos do partido a decisão sobre seu domicílio eleitoral. O vicepresidente do PSB, Roberto Amaral, fez uma enquete.

A consulta demorou 20 dias e indicou a transferência de domicílio. O governador ressaltou que a campanha de Ciro não será de oposição ao governo.

Em Brasília, antes de embarcar para Copenhague, na Dinamarca, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a pedir a Campos que tentasse mais uma vez convencer Ciro a mudar o domicílio eleitoral para São Paulo. O próximo passo ¿ Ciro desistir da candidatura presidencial e ser candidato ao governo paulista ¿ o presidente Lula tratará pessoalmente com o deputado nos próximos meses