Título: Governo evita criação de CPI do MST
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 02/10/2009, O País, p. 17

Pressionados, deputados da base, inclusive ruralistas, retiram assinaturas

BRASÍLIA. Por mobilização do governo, deputados da base aliada retiraram assinaturas e inviabilizaram a criação da CPI Mista do MST, destinada a apurar irregularidades no repasse de recursos públicos a entidades ligadas ao Movimento dos Sem-Terra (MST). Depois de uma guerra entre pedidos de inclusão e retiradas de assinaturas, houve 15 desistências e faltaram três assinaturas de deputados para a instalação da CPI.

O requerimento ficou, no final, com as assinaturas de 36 senadores, sendo que no Senado são necessárias pelo menos 27.

Na Câmara é preciso pelo menos 171, e só houve 168 assinaturas de deputados. O governo pressionou parlamentares do PMDB e do PTB, por exemplo.

Organizadora da proposta de CPI, a senadora da Kátia Abreu (DEM-TO) ficou indignada com a retirada de assinaturas dos deputados, inclusive de integrantes da bancada ruralista. Ela disse que analisará com os colegas a estratégia a ser adotada, se um novo pedido de CPI Mista ou uma CPI apenas no Senado.

¿ O que aconteceu é a comprovação do terror que está no Incra e no governo, como são lenientes com repasse de dinheiro para ONGs, cooperativas de fachada para o MST. Vamos achar outro instrumento. É inacreditável, inconcebível um parlamentar de qualquer país desenvolvido retirar a assinatura depois de dar. É uma desonra, um vexame ¿ disse Kátia Abreu.

Irritada, a senadora, presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), se disse surpresa com algumas retiradas de assinaturas, citando nomes como Enio Bacci (PDT-RS), Celso Maldaner (PMDB-SC), Odilio Balbinotti (PMDB-PR) e até do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), da bancada ruralista.

Marquezelli disse que retirou o apoio a pedido do ex-ministro das Relações Institucionais José Múcio. O argumento do governo foi o de que não seria bom mexer nesse assunto agora. O deputado disse que apoiaria um novo pedido, mas reclamou que na Câmara faltou articulação: ¿ Fui solidário ao Múcio. O nome de Múcio estava para ser votado no Senado, e o PTB achou melhor retirar.

O requerimento de instalação da CPI havia sido lido anteontem, em sessão do Congresso, com o número necessário: 183 deputados e 34 senadores. Mas, como há prazo de 24 horas para a confirmação das assinaturas, a pressão governista prevaleceu e ontem a CPI caiu. Em nota, o MST comemorou