Título: Ameaçado pelo DEM, senador desiste do PSB
Autor: Damé, Luiza; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 02/10/2009, O País, p. 17

Santana falta à festa de filiação

BRASÍLIA. Na reta final do troca-troca partidário, a pseudofiliação do senador Adelmir Santana (DEM-DF) ao PSB era apontada ontem no Congresso como o mico da semana. Após dias de negociação com o PSB, Santana anunciou que se filiaria ao partido, às 11h de ontem, com a promessa de disputar o Senado em 2010. O auditório do PSB do Distrito Federal estava lotado de militantes, parentes e amigos do senador, mas ninguém sabia o paradeiro dele. Uma hora e meia após o horário marcado, Santana mandou dizer que continuaria no DEM.

A notícia, transmitida pelo presidente regional do PSB, Marcos Dantas, provocou mal-estar inclusive nos filhos e irmãos do senador, que já estavam a postos para prestigiar a filiação. Já era chamado ontem de o ¿Tim Maia do DF¿ ¿ o que falta ao próprio show.

¿ Pense numa vergonha ¿ dizia o deputado federal Rodrigo Rollemberg (DF), um dos patrocinadores da filiação de Santana.

Num telefonema ao deputado, Santana contou que o DEM ameaçou tirar seu mandato se ele se filiasse ao PSB. Ele passou o dia em reuniões com o presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia (RJ), o governador do DF, José Roberto Arruda (DEM), e o vice, Paulo Octávio, titular de seu mandato de senador. Rollemberg contou como foi a conversa como ex-futuro filiado: ¿ Ele me telefonou e disse: ¿Você não sabe o que me aconteceu. De madrugada, fui praticamente sequestrado pelo Rodrigo Maia, o Arruda e o Paulo Octávio. Eles me chantagearam, me pressionaram.

Estou com medo de perder o mandato¿. Respondi que ele tinha de ter pensado nisso antes.

Por volta de 18h, o gabinete de Santana divulgou nota confirmando o seu recuo, diante da promessa do DEM de que disputará um cargo majoritário. O compromisso, segundo a nota, foi assumido por Maia, Arruda e Paulo Octávio.

Nos últimos dias, o DEM perdeu três deputados: Pastor Rodovalho (DF), Nilmar Ruiz (TO) e José Carlos Vieira (SC). O partido já entrou com ação na Justiça eleitoral para cobrar o mandato da deputada do Tocantins