Título: PF tem imagens dos 2 acusados de vazamento
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 03/10/2009, O País, p. 8
Dono de pizzaria em SP admite que pôs os homens em contato com jornalistas, mas nega envolvimento na fraude
SÃO PAULO. A Polícia Federal já tem imagens dos dois homens acusados de vazar as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As imagens teriam sido feitas durante o encontro dos homens com jornalistas do ¿O Estado de S.Paulo¿, na noite de quartafeira. Anteontem à noite, a repórter Renata Cafardo, do ¿Estado¿, autora da reportagem que denunciou o vazamento do exame, foi ameaçada por telefone. O jornal acionou a Polícia Civil e registrou um boletim de ocorrência. A repórter prestou depoimento ontem à noite na PF.
¿ Estamos preocupados com a segurança da repórter.
Mas, muitas vezes, isso faz parte do ofício jornalístico.
Por isso, estamos tomando todas as providências ¿ disse Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do ¿Estado¿.
O publicitário Luciano Rodrigues, de 38 anos, dono de uma pizzaria no bairro Jardins, na capital paulista, admitiu ontem que intermediou o contato dos dois homens que teriam a cópia da prova com repórteres de ¿O Estado de S. Paulo¿ e da ¿Folha de S.Paulo¿, na quartafeira.
Segundo ele, a idéia era ¿passar um furo de reportagem¿ para jornalistas conhecidos. Ele negou participação na tentativa de venda das provas. Rodrigues vai depor na Polícia Federal na segunda-feira, às 10h.
¿ Trabalhei 15 anos no ¿Estadão¿ e fiz amigos lá. Quem já trabalhou em jornal sabe que a imprensa não compra matérias ¿ disse ele.
Rodrigues disse que avisou a conhecidos dele nos dois jornais. No entanto, enquanto falava com uma repórter, ouviu um dos homens que estavam com as provas perguntar ao outro: ¿Será que não dá para a gente tirar uma vantagem nisso?¿. Ele alegou que, neste momento, achou melhor encerrar sua participação e passou o telefone da ¿Folha¿ para os dois homens.
O empresário admitiu que se voltar a ver os dois homens poderá reconhecê-los, mas garantiu que não terá como fornecer à polícia nenhum dado sobre eles, além das descrições físicas. Ambos têm cerca de 30 anos, sendo que um é magro, alto, claro, tem cabelos lisos e estava usando jeans e camisa branca. O outro tem cerca de 1,75m, é moreno, quase obeso, tem cabelos ¿lisos mas arrepiados¿, e usava jeans e camiseta escura.
¿ Um deles era frequentador da pizzaria, e eu costumo conversar com meus clientes.
Um dia contei a ele que tinha trabalhado no ¿Estadão¿. Por isso, depois ele veio com o amigo e me abordou ¿ disse Rodrigues.
Segundo o dono da pizzaria, a conversa foi direta: ¿Você conhece gente da imprensa, não é? Então, a gente tem um furo de reportagem. Você pode encaminhar isso? É o vazamento da prova do Enem¿, teria dito um dos homens