Título: Caças: FAB diz que propostas foram melhoradas
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 03/10/2009, O País, p. 15

Equipe que analisa a compra dos jatos vai agora elaborar um relatório para entregar ao Ministério da Defesa

BRASÍLIA. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou ontem que as três empresas que disputam a venda de 36 novos jatos para a Aeronáutica melhoraram suas propostas. Ontem, foi o último dia para apresentação das propostas. A FAB, porém, não especificou em que as ofertas foram melhoradas. Estão concorrendo Boeing (americana), com o F-18; a Dassault (francesa), com o Rafale; e a Saab (sueca), com o Gripen NG.

Segundo a a nota da FAB assinada pelo brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, a equipe que cuida da escolha dos jatos, composta por 60 profissionais, fará um relatório final e o entregará ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ainda não há uma data para que isso ocorra.

No dia 7 de setembro, o presidente Lula deu a entender que o governo tem mais simpatia em comprar os aviões da França, embora a concorrência ainda não tivesse terminado. O governo argumenta que a Dassault se comprometeu a transferir a tecnologia integral dos equipamentos.

Depois disso, a Boeing também disse que faria o mesmo, mas não deu garantias de que a transferência se daria sem reservas.

Já a Saab afirmou que venderia os aparelhos pela metade do preço das concorrentes.

Lula já deixou claro que, apesar de a Aeronáutica se pronunciar sobre aspectos técnicos dos caças, indicando o que considera o melhor para a Força, a decisão será política.

O porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, durante briefing sobre as visitas que Lula fará à Bélgica e à Suécia, afirmou que o presidente não pretende discutir a questão dos caças com o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt.

¿ O presidente não tem intenção de discutir esse assunto com o seu contraparte. É claro que, como é um assunto de interesse do governo sueco, é possível que seja levantado, e o presidente vai limitar-se a dizer que anunciará, em breve, a decisão do processo licitatório, que corre de acordo com os trâmites normais ¿ disse Baumbach.

Lula chega a Estocolmo na segundafeira e passa a terça-feira em reuniões naquela cidade