Título: Itamar mais próximo da filiação ao PPS
Autor: Beghin, Ricardo; Azedo, Luiz Carlos
Fonte: Correio Braziliense, 16/05/2009, Política, p. 11

Até o fim de junho, o ex-presidente deve definir a entrada na legenda, que vê no político mineiro trunfo na sucessão de 2010. Itamar Franco, que está sem partido: negociações abertas para filiação do ex-presidente ao PPS Sem partido desde 2006, quando deixou o PMDB pela quarta vez, o ex-presidente Itamar Franco está muito perto de se filiar ao Partido Popular Socialista (PPS). ¿Acredito que, até o final de junho, tenhamos uma definição¿, revelou. Apesar do bom relacionamento com o presidente da sigla, Roberto Freire, que foi seu líder de governo na Câmara, entre 1992 e 1994, e do bom trânsito com os dirigentes estaduais da legenda, a filiação de Itamar ainda esbarra na postura oficial do PPS em questões consideradas cruciais para o ex-presidente.

A maior delas é ao posicionamento da sigla na disputa interna tucana para a vaga de candidato à Presidência da República. Itamar é aliado incondicional do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB). A cúpula do PPS, por sua vez, embora tenha voltado atrás, chegou a sinalizar adesão ao nome de José Serra (PSDB). ¿O PPS hoje deve se resguardar politicamente em nível nacional¿, sugeriu. Há meses, o ex-presidente da República discute com os dirigentes do PPS em Minas seu ingresso na legenda.

As negociações são conduzidas por dois veteranos integrantes da Executiva Nacional, Paulo Elisiário e Juca Amorim, que comandam a seção mineira e foram os articuladores da candidatura de Ciro Gomes a presidente da República pela legenda em 1998. Eles já se reuniram duas vezes com Itamar e, graças a isso, evitaram o apoio formal da legenda à candidatura de José Serra. Depois de São Paulo, a seção mineira é a mais estruturada da legenda e exerce grande influência na direção nacional.

O PPS fará seu congresso nacional em agosto. O pacto na cúpula do PPS é discutir com Itamar o cargo ao qual o ex-presidente da República pretende concorrer tão logo o PSDB escolha seu candidato a presidente da República. Apesar de amigo de José Serra, Roberto Freire trata Itamar com muita deferência e vê seu ingresso na legenda como um trunfo na sucessão de Lula em 2010.