Título: Provas embaladas com fita crepe na Bahia
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 04/10/2009, O País, p. 15
Coordenadora de escola recebeu material uma semana antes
FEIRA DE SANTANA (BA). Uma semana antes do dia marcado para começar o Enem, as provas que seriam aplicadas neste fim de semana começaram a chegar à casa dos coordenadores das escolas, responsáveis por distribuir o material aos aplicadores em sala de aula. A coordenadora de uma escola particular de Feira de Santana, na Bahia, permitiu ontem que o pacote com as provas fosse fotografado. Ela contou que foi surpreendida no dia 26 de setembro com a chegada de uma encomenda por meio de uma transportadora.
¿ Quando meu filho me chamou dizendo que tinha chegado a prova de um concurso, nem me lembrei do Enem. Quando vi, não acreditei que estava recebendo a prova em casa, com uma semana de antecedência.
Eram dois sacos grandes de nylon. Um com um lacre frágil. Outro sem lacre, fechado com fita crepe.
¿ Questionei o entregador e ele disse que era assim mesmo ¿ contou a coordenadora.
Até 2008, segundo ela, os coordenadores só recebiam as provas duas horas antes do início da aplicação. Em Feira de Santana, o material ficava sob custódia do Exército.
¿ Era uma embalagem resistente, com aquele tipo de lona que antes se usava nas urnas das eleições. O lacre era muito duro, exigia esforço para ser aberto ¿ afirmou a coordenadora, que pediu para não ser identificada.
A entrega das provas com tantos dias de antecedência causou preocupação, e o assunto chegou a ser tratado em reunião com representantes do consórcio Connasel.
¿ Foi dito pelos representantes da empresa que não havia problema, pois o importante era o lacre dentro das caixas que estão no saco, e que elas só seriam abertas na hora da prova ¿ disse a coordenadora. (Da Agência A Tarde)