Título: BC nega saída do diretor de Política Econômica
Autor:
Fonte: O Globo, 05/10/2009, Economia, p. 22

Segundo instituição, Mário Mesquita não está preparando ida para banco internacional

BRASÍLIA. O Banco Central (BC) negou ontem que seu diretor de Política Econômica, Mário Mesquita, esteja se preparando para deixar a instituição e ir para um banco internacional, conforme reportagem publicada pelo GLOBO, no sábado. Em carta, o BC diz que a informação não procede e que o diretor "continua desempenhando normalmente suas funções na instituição".

Mesquita é cotado como um dos possíveis substitutos do atual presidente do BC, Henrique Meirelles, que deve deixar o cargo em abril do próximo ano para disputar as eleições pelo PMDB, partido ao qual se filiou na semana passada. Também é ventilado o nome do diretor de Normas, Alexandre Tombini, como possível candidato à presidência do banco. Tombini, aliás, seria o preferido de Meirelles.

Mesquita tem um perfil mais conservador e técnico, mas perdeu espaço no BC, quando a crise reduziu o mercado de crédito e jogou a economia em recessão. É que, segundo avaliação do mercado, Mesquita estaria entre os diretores do BC que defendiam cortes mais brandos na Selic (taxa de juros básica da economia). Como o Comitê de Política Monetária (Copom) optou por reduções mais fortes, ele teria perdido influência como o principal articulador da política econômica na instituição.