Título: Dólar cai a R$ 1,761 e Bolsa passa de 62 mil pontos, com investidor externo
Autor: Rangel, Juliana; Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 06/10/2009, Economia, p. 23

Ações de varejo lideraram altas da Bovespa. Cotação da moeda americana é recorde

A melhoria do ambiente econômico internacional, a valorização da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e a expectativa de entrada de recursos no Brasil com a oferta de ações do Santander ¿ cujo período de reserva acabou ontem ¿ fizeram o dólar fechar em queda de 0,96% ontem, a R$ 1,761. Foi a menor cotação da moeda desde 8 de setembro do ano passado, antes da quebra do banco de investimentos Lehman Brothers. No ano, a moeda já caiu 24,6%.

A Bovespa se manteve em firme alta ontem. O Índice Bovespa (Ibovespa), seu principal indicador, fechou com valorização de 1,96%, aos 62.369 pontos. Em pontos, foi seu melhor encerramento desde 1ode julho do ano passado.

Ainda no rastro da conquista das Olimpíadas de 2016 pelo Rio, os papéis que mais contribuíram para a alta do Ibovespa foram aqueles ligados a logística e infraestrutura. As ações ordinárias (ON, com direito a voto) da CCR Rodovias subiram 3,30%, e as preferenciais (PN, sem direito a voto) da siderúrgica Gerdau, 3,94% e da Gerdau Metalúrgica, 4,57%.

¿ As siderúrgicas vinham sofrendo muito na expectativa de um segundo semestre pior. Agora, com a notícia das Olimpíadas, elas se recuperam.

Especialmente a Gerdau, que tem algumas unidades bem próximas do Rio ¿ diz Fábio Cardoso, sócio da consultoria Adinvest.

O destaque de alta entre os papéis do Ibovespa foi das ações das empresas de varejo.

Os papéis da B2W ¿ controladora dos sites Americanas.

com e Submarino, entre outros ¿ subiram 7,01%. Já os da Lojas Renner se valorizaram 6,68% e os da Lojas Americanas, 4,24%. O rumor que corria as mesas de operações era de que essas ações estavam sendo procuradas por estrangeiros, com expectativa de crescimento e de aumento da renda no país.

Índice mostra avanço de serviços nos EUA Das 63 ações que compõem o Ibovespa, apenas quatro fecharam em queda, e leve, sendo duas do setor de telefonia: Telesp PN, quase estável, com perda de 0,02%, e Telemar PN e ON, com perdas de 0,70% e 0,13%, respectivamente.

Os papéis da Sabesp também caíram, 0,40%. Essas ações costumam ser mais procuradas em momentos de instabilidade, pois são de empresas que distribuem bons dividendos (parcela do lucro) ao acionista. Como as perspectivas melhoraram, essas ações são trocadas por outras com maiores potenciais de ganho.

O bom humor teve começo nas bolsas americanas. O principal indicador econômico do dia, o ISM, que mede a atividade no setor de serviços nos Estados Unidos, avançou para 50,9 pontos em setembro nos Estados Unidos, depois de marcar 48,4 em outubro. A melhora do dado acontece após 11 meses consecutivos de retração. Leituras acima de 50 denotam recuperação econômica. Com isso, investidores buscaram boas oportunidades de compra de ações, após duas semanas seguidas de quedas. Em Nova York, o índice Dow Jones subiu 1,18% e o eletrônico Nasdaq, 0,98%.