Título: Ciro reage ao PT paulista: Mudei a contragosto
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 07/10/2009, O País, p. 11

Declarações de Marta desagradam ao Planalto, a petistas lulistas e ao PSB, que reforça projeto presidencial

BRASÍLIA. O deputado Ciro Gomes (PSB), que trocou seu domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo por pressão do presidente Lula, reagiu ontem às críticas dos petistas paulistas à possibilidade de ele disputar o governo do estado. Lula tenta tirar Ciro da disputa presidencial, para deixar o caminho aberto para a ministra Dilma Rousseff, mas os petistas de São Paulo disseram não abrir mão de ter candidato próprio no estado.

¿ Mudei a contragosto (o título eleitoral). Falei que não queria. Isso faz parte de uma estratégia conversada com o presidente Lula. Só estou executando isso. Reafirmo minha disposição de ser candidato à Presidência da República ¿ disse Ciro.

Anteontem, após reunião do PT, a ex-prefeita Marta Suplicy disse que a candidatura do aliado do PSB não tem a ver com São Paulo e defendeu o nome do deputado Antonio Palocci (PT) para a disputa.

Diante da hostilidade do PT paulista, a cúpula do PSB decidiu reforçar o projeto presidencial do partido para 2010. Isso deve criar novas dificuldades aos planos do presidente Lula de tirar Ciro da disputa nacional.

Por isso, causou forte contrariedade ao núcleo do governo, em Brasília, a declaração de Marta Suplicy.

Interlocutores de Lula lembraram que ele trabalhou até o último momento ¿ mesmo quando ainda estava no exterior ¿ para garantir a mudança de domicílio eleitoral do deputado cearense.

¿ Essa hostilidade e esse ataque gratuito da Marta deixam claro o caminho que o PSB tem que seguir. Isso mostra que a candidatura presidencial de Ciro é irreversível ¿ afirmou o vicelíder do governo, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS).

¿ Isso é muito deselegante.

É natural da Marta. Mas estamos preocupados é com a grande política e com a candidatura presidencial de Ciro ¿ reforçou o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral.

Apesar de evitar comentar as declarações de Marta, Ciro reafirmou sua disposição de disputar a Presidência: ¿ Sobre isso eu não comento.

Agora, o quadro político é hostil e favorece o candidato de oposição. Para ganhar, achamos necessária a tática de duas candidaturas da base. Essa eleição não será um plebiscito como ocorre na democracia norte-americana. Nós temos que acumular muito.