Título: Relatora defende arquivar ação contra Yeda
Autor:
Fonte: O Globo, 07/10/2009, O País, p. 11

Parecer de deputada tucana sobre pedido será votado amanhã

PORTO ALEGRE. A relatora da Comissão Especial que analisa o pedido de impeachment da governadora Yeda Crusius (PSDB), deputada tucana Zilá Breintenbach, deu parecer pela inadmissibilidade e pelo arquivamento.

O relatório, publicado ontem no Diário da Assembleia Legislativa, deve ser votado amanhã na Comissão Especial, composta de 29 deputados, 17 deles governistas.

Na próxima terça-feira, poderá haver a votação no plenário, onde Yeda também tem apoio da maioria dos 55 deputados.

Zilá, que é presidente do PSDB gaúcho, disse que o relatório exigiu dela um ¿exame desapaixonado, de magistrado, não de militante partidário¿. Segundo ela, do ponto de vista jurídico, ¿é exaustivamente demonstrada a ausência de justa causa¿ para a admissão do pedido de instauração de processo contra Yeda. A deputada acrescentou que o pedido de impeachment, enviado pelo Fórum dos Servidores Públicos Estaduais do Rio Grande do Sul, ¿não traz elementos que permitam conhecer os fatos e remete a processos judiciais¿, os quais ela listou no relatório.

Yeda é acusada de envolvimento no desvio de recursos do Detran, de R$ 44 milhões, e e alvo de uma ação de improbidade administrativa.