Título: Calendário muda em 4 federais e 14 estaduais
Autor: Aggege, Soraya; Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 08/10/2009, O País, p. 9

No Rio, Uerj remarca prova para o dia 13 de dezembro; UFF e UFRJ devem alterar datas

O adiamento das provas do Enem, agora marcadas para 5 e 6 de dezembro, provocou uma alteração geral no vestibular deste ano. De acordo com o MEC, quatro universidades federais e 14 estaduais que tinham vestibulares marcados para os mesmos dias da prova do Enem confirmaram mudanças nas datas das provas. Em duas federais - as de Santa Catarina e Juiz de Fora -, a decisão de alterar o calendário será submetida ao conselho universitário. O MEC informou que a nova data limite para a divulgação dos resultados é 5 de fevereiro, mas os técnicos tentarão antecipá-la.

No Rio, a Uerj remarcou a prova para o dia 13 de dezembro. O prazo de inscrição segue até o dia 9 de outubro, e o calendário de divulgação do resultado permanece o mesmo, dia 14 de janeiro. Diante do jogo de xadrez que se tornou o calendário de provas de final do ano, o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, disse que propôs ao ministro Fernando Haddad, ontem, a unificação do vestibular das universidades públicas do Rio já para o ano que vem. O Enem, segundo ele, seria a primeira fase.

Haddad considerou boa a ideia do reitor. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, a unificação dos exames seletivos está em sintonia com a proposta do Enem. De acordo com a assessoria, o ministro teria dito ao reitor que a unificação é uma ideia a ser amadurecida.

O coordenador de vestibular da UFF, Neliton Ventura, admite que as datas da primeira fase, 15 de novembro, e segunda fase do exame, 20 de dezembro, devem ser alteradas.

- Continuamos aguardando a divulgação pelo MEC da data do resultado do Enem para repensar o calendário - disse.

A UFRJ também deverá adiar as provas da segunda fase. Só aguarda que o MEC determine nova data de divulgação do resultado do Enem para mudar seu calendário, que, por enquanto, está valendo. A inscrição para a UFRJ segue normalmente até o dia 23 de outubro, pela internet ou em postos pelo estado.

Algumas universidades já fizeram modificações no edital, e outras ainda não decidiram se alteram o calendário e se continuam aderindo ao exame. Concursos públicos concorridos foram adiados: o do IBGE para o dia 13 de dezembro, e o da Receita Federal, para os dias 12 e 13 do mesmo mês.

Entre as federais de outros estados que já alteraram ou confirmaram que vão mudar a data do vestibular, estão a Universidade de Brasília (UNB), cujo Programa de Avaliação Seriada foi passado para os dias 12 e 13 de dezembro; a do Ceará, com provas de conhecimentos específicos e redação em 13 e 14 de dezembro; de Sergipe e de Uberlândia, que ainda vão decidir os novos dias do exame.

Entre as universidades estaduais que já transferiram as datas estão a do Amazonas (UEA), para 7 e 8 de dezembro; de Ponta Grossa (UEPG), para 20 de dezembro; do Mato Grosso do Sul (UEMS), para 13 de dezembro; da Bahia (UNEB), para 20 e 21 de dezembro; do Maranhão (UEMA), para 20 de dezembro; do Amapá (UEAP); do Pará (UEPA); de Goiás (UEG); do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Faculdade Tecnológica de São Paulo (Fatec), para 13 de dezembro.

O MEC informou que entrou em contato com todas as universidades que tinham vestibular marcado para os dias 5 e 6 de dezembro. Até agora, apenas a Universidade Estadual de Londrina decidiu manter a data de seu processo seletivo, mas propõe compatibilizar os horários no mesmo dia. A estadual de Minas Gerais ainda não decidiu se muda a data de sua prova.

O MEC informou que as escolas técnicas federais vão manter o Enem como forma de ingresso dos estudantes e já remarcaram a data de seus exames.