Título: No RS, CPI deve investigar se verba pública pagou móveis da casa de Yeda
Autor: Souza, Carlos
Fonte: O Globo, 08/10/2009, O País, p. 11

Oposição tentará adiar votação sobre arquivamento do impeachment

PORTO ALEGRE. A presidente da CPI da Corrupção da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Stela Farias (PT), afirmou ontem na comissão, citando documentos, que foi usado dinheiro público na compra de material de construção e móveis instalados na casa da governadora Yeda Crusius (PSDB). Com a denúncia, oposicionistas solicitariam a suspensão da votação do relatório da comissão especial que propõe o arquivamento do pedido de impeachment da governadora, marcada para hoje.

- Que se pare o processo e se levantem todas essas questões - reivindicou Stela.

A petista disse que recebeu as denúncias em 14 de setembro, mas quis checá-las antes de divulgar. Stela disse acreditar que o Ministério Público, que recebeu a denúncia, já esteja investigando. Segundo ela, cópias de dados originários da Casa Militar do governo comprovam processos administrativos (empenhos, notas fiscais, pagamentos) referentes a compras de 70 metros quadrados de piso e de móveis que teriam sido entregues na casa de Yeda.

Os deputados Daniel Bordignon (PT) e Paulo Borges (DEM), que integram a CPI, foram a uma loja de material de construção e constataram que uma nota fiscal com pagamento pela "Casa Civil-Casa Militar" tem como endereço de entrega a casa de Yeda, de acordo com Stela.

- É muito estranho o processo da compra de móveis para a casa da governadora - frisou a presidente da CPI.

O relator da CPI, Coffy Rodrigues (PSDB), explicou que, no estado, a casa onde o governante mora é considerada residência oficial. Yeda reside numa casa, e não na ala residencial do Palácio Piratini. Rodrigues acrescentou que a Contadoria e Auditoria Geral do Estado (Cage) consideram a compra regular.

- No fim do governo, e isso tem sido praxe, o governante devolve o que o governo investiu em mobiliário, melhorias etc, ou faz um ressarcimento.

O Palácio Piratini divulgou nota informando que a aquisição de bens e serviços para a casa da governadora é legal e foi aprovada pela Cage. Segundo a nota, o governante faz um ressarcimento ao final do mandato, sem prejuízo aos cofres públicos.

A CPI ouviria ontem o presidente do Detran, Sérgio Filomena, e o secretário adjunto da Administração, Genilton Ribeiro.

* Especial para O GLOBO