Título: Enem vai atrasar inscrições no ProUni
Autor: Weber, Demétrio; Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 09/10/2009, O País, p. 10

Ministério da Educação devolverá a taxa de inscrição, de R$ 35, a quem desistir do exame

BRASÍLIA. O Ministério da Educação (MEC) adiou para fevereiro o início das inscrições de candidatos a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). O MEC planejava inscrever e pré-selecionar os bolsistas do ProUni em janeiro e fevereiro.

Mas, por conta do adiamento de dois meses na data do Enem ¿ marcado inicialmente para 3 e 4 de outubro e adiado após o vazamento de provas ¿, o ministério refez o cronograma do ProUni. As inscrições deverão começar na segunda semana de fevereiro, segundo a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci. Ela prevê que serão oferecidas 150 mil bolsas no primeiro semestre de 2010.

O MEC informou que está disposto a devolver a taxa de inscrição no Enem, no valor de R$ 35, a estudantes que desistirem de fazer as provas por causa do adiamento para 5 e 6 de dezembro. A taxa foi cobrada de alunos de escolas privadas.

O ministério não divulgou, porém, a forma de reembolso.

Maria Paula afirmou que os resultados do Enem serão divulgados até 8 de fevereiro.

Para evitar atrasos no início do semestre letivo do ProUni, o ministério estuda fazer uma pré-matrícula dos bolsistas.

Assim, poderá ser postergada a fase de comprovação de informações referentes à renda familiar, ao histórico escolar (só ganha bolsa quem frequentou escola pública ou colégio particular na condição de bolsista) e à cor dos candidatos.

O ministro Fernando Haddad disse que vê um ponto positivo na mudança de datas do ProUni.

Antes, os bolsistas se inscreviam antes de saber o resultado de vestibulares em instituições públicas, como a USP. Assim, havia casos de bolsistas que ganhavam a vaga no ProUni para, depois, deixar o programa.

Maria Paula disse que o atraso não prejudicará o início do semestre letivo. Segundo ela, a meta é selecionar pelo menos 80% dos bolsistas até o fim de fevereiro.

Os demais ingressarão ainda em fevereiro ou em março.

Além do ProUni, o MEC abrirá inscrições em fevereiro para os candidatos a vagas em instituições que pretendem utilizar o Enem e aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo ela, 54 instituições matricularão estudantes através do Sisu.

Cerca de 45 mil vagas devem ser preenchidas através do sistema.

O Sisu funcionará de modo semelhante ao ProUni: com a nota do Enem, os alunos deverão inscrever-se num curso. Pela internet, será possível saber se a nota obtida no Enem é suficiente para ficar com a vaga.

Após reunião com o presidente Lula, Haddad disse que ele pôs todos os ministérios à disposição do MEC para garantir a realização do Enem. O MEC divulgou que a data-limite para os resultados é 5 de fevereiro, mas que Cesgranrio e Cespe, contratadas em caráter emergencial para aplicar a prova, tentarão antecipar o prazo. Já Maria Paula falou em 8 de fevereiro.