Título: Economista destaca avanço na área social
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 09/10/2009, O País, p. 12
Mas afirma que renda dos mais pobres sobe num ritmo muito lento
BRASÍLIA. Na primeira parte da reunião, o economista Ricardo Paes de Barros, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apresentou uma análise dos indicadores sociais, quando fez um balanço positivo. Para Paes de Barros, que já havia exibido o estudo para Lula, nos últimos 10 anos houve um avanço extraordinário nas condições de vida da população. Ele avaliou que ainda há problemas, mas, sobretudo, por conta do passivo das últimas décadas.
O economista, segundo relatos de participantes da reunião, disse que a renda dos 10% mais pobres no país aumentou até cinco vezes mais do que a renda do 1% mais rico. Ele comparou que esse ganho dos mais pobres assemelha-se ao crescimento chinês, enquanto o incremento na renda dos mais ricos é como o crescimento alemão.
¿ Foi uma reunião de bom astral com dados positivos da área social. Discutimos qual resultado era vinculado a qual política pública. A conclusão é que os bons resultados decorreram de um conjunto de políticas que inclui o Bolsa Família, valorização do salário mínimo e aposentadorias, e o Pronaf (programa de agricultura familiar) ¿ disse o ministro Guilherme Cassel.